Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63120 )
Cartas ( 21348)
Contos (13299)
Cordel (10355)
Crônicas (22576)
Discursos (3248)
Ensaios - (10643)
Erótico (13588)
Frases (51587)
Humor (20166)
Infantil (5584)
Infanto Juvenil (4926)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141250)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2441)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6342)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Juízes sem juízo -- 09/01/2004 - 18:48 (Érica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os juízes em julgamento - do Nicolau ao Mattos Rocha - mostraram o quanto falhos de julgamento são. Pois nas suas cacholas bitoladas pela ambição desenfreada, pensavam (o quê? pensavam ? editor, revise isto) que passariam em brancas nuvens. Ou douradas, como eles as queriam.



Mas nuvens são nuvens, e passaram. Deixaram uma chuva de problemas para os não-moços, não-jovens e bem apodrecidos juízes.



Um dia, esses senhores receberam um diploma. Decerto foi com festas, homenagens, o diabo-a-quatro - nunca vi diabo-a-quatro, mas deve ser de uma loucura daquelas em que entra vinho Romée-Conti - ou o que valha, sendo bem velho. Concessão de diploma é coisa séria. Nossos melhores homens públicos - ainda os há, embora seja uma espécie rara, se já não extinta - receberam diplomas em Direito. Assim também, por um desses acasos ou acidentes da História, os juízes Nicolau e Mattos Rocha. Também eles receberam seu canudo, a chave de ouro que hes abriu todas as grutas recheadas de dólares, jóias, carrões, casas de praia, de montanhas, aqui dentro e lá fora.



Mas... o pote quebrou. E agora? Cadeia... mas pra bater ponto. Já o Nicolau está fora, se arrumou um treco qualquer e se mandou para o aconchego de sua bela e orgíaca mansão. - O Mattos Rocha vai seguir o mesmo caminho - aguardem, não levará muito tempo. Esses homens conhecem todos os escaninhos, dos mais escuros aos mais recônditos, da lei. E como toda lei os tem, os nossos juízes sabem onde se encontram. E pulando por estes buracos como ratos se safando de gatos,os juízes se alojam nestes espaços, os loops da lei.



E como um dia houve a tal cerimônia de concessão de diplomas, por que não teríamos o contrário? O dia em que este diploma fosse cassado. Seria um dia de cassação de diploma. Um dia em que a classe de advogados do Brasil - e do mundo - se sentisse aliviada por ver que esses juízes, que traíram a honra do Direito constitucional, sejam expulsos da OAB, da profissão e da companhia de honrados advogados, do passado e do presente. E que não venham a conspurcar o futuro do Direito neste país.



Assim, quando se for estudar as tramóias que esses dois armaram, para aumentar e mais ainda aumentar suas fortunas, que se pense neles como ex-juízes ou ex-advogados .



Que se faça uma cerimônia onde o diploma deles seja rasgado em público e que a toga que eles usaram e sujaram, seja tirada do corpo deles, dobrada e atirada a uma pira de fogo. Não são eles, os juízes, que gostam tanto de cerimônias? Pois terão a sua.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui