Um grão mestre não pode se adornar com os paramentos da hipocrisia e da mentira. O da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, atingido pela mentigem, deslustra um cargo, hoje, tão carente de respeitabilidade. Atacado por muita ronha, foi de loja em loja, atingir seus Irmãos Roberto e Anísio Araujo, porque o primeiro buscou proteção cidadã no Poder Judiciário. Em juízo, condenou-o, afirmando que "a simples leitura do PREÂMBULO da Constituição Maçônica, se dele tivesse conhecimento o temerário autor, por si só, tornaria claro a impossibilidade de vergastar a respeitável instituição maçônica em âmbito judicial ESTRANHO aos seus tribunais".
Fez de lojas, simples armarinhos depositários de impurezas ultrajantes aos valores da Ordem Maçônica. Transformou veneráveis em fantoches, meros defensores de uma farsa. Mas a máscara caiu. O vingativo grão mestre da Grande Loja do Estado do Ceará, o "seu Neto", o mesmo que passou oito meses para instalar Paulo Ferreira, vergastou a respeitável instituição maçônica em âmbito judicial ESTRANHO aos seus tribunais", ingressando com uma ação de reintegração de posse contra os irmãos José Ary Pontes Bezerra, Francisco Dennys Bastos da Silva e José Jucier de Oliveira.
Por que não o fez contra as Lojas ACÁCIA 20 DE AGOSTO - 3256/GOB e ACÁCIA NOVA METRÓPOLE - 3283/GOB que ocupam o Templo do Conjunto Ceará? Porque o engano, a trapaça, a burla são os únicos argumentos que sustentam quem nunca teve a posse do templo da ARLS ACÁCIA 20 DE AGOSTO - 3256. Grão Mestre que se preza não pode enganar seus irmãos. A prática não pode ser diferente do discurso. Não adiante dizer na escuridão o que vai ser ouvido à luz do dia.
Um grão mestre não pode ostentar consigo o colar das virtudes fingidas. Faz mal à honorabilidade do cargo deixada por todos aqueles ex-grãos mestres que se fazem presentes pelo respeito, porque dirigiram a potência com o Malhete da Sabedoria e, não, com um martelo de madeira, apodrecida pela desfraternidade de uma administração.
E o que vem a ser um Grão Mestre? Um sério, com dignidade, é sempre um Grande Iniciado, um tolerante, em busca da Verdade, um praticante da Justiça e amante de seu próximo.
Um grão mestre não pode ser despreparado para o cargo, nem se por a serviço da indignidade e da intolerância. Não pode dispensar equilíbrio e serenidade. Nem se alimentar do sentimento de vingança, traindo os princípios mantenedores da irmandade e se dirigir ao local de trabalho de um Irmão, com o único objetivo de destrui-lo.
Fora da rota da Fraternidade, o “seu Neto”, o grão mestre da glomec, finge ir reclamar dos comentários feitos pelo jornalista Tadeu Nascimento, no programa ROTA 22, sobre uma AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE, promovida pela glomec contra três irmãos maçons do Grande Oriente do Brasil. Se ofendido, por que não requereu direito de resposta? Porque seu objetivo não era jornalístico. Era o prazer doentio da vindita lanífera contra o jornalista responsável pelo jornal AMPULHETA. Pobre glomec!
Fora da rota da Fraternidade, com a pobreza d’alma laniginosa, pequeno, com argumentos degradantes, indecentes e vergonhosos, mostrou-se um grão mestre sem provisão de seriedade. Por que não tomou providências, utilizando-se da legislação interna da maçonaria glomequiana?
Os fatos mostram que os valores na glomec estão fora de rota. Lendo o Mosaico, encontramos irmãos REFLETINDO sobre uma BUSCA INCOERENTE e encontramos nas PALAVRAS DO GRÃO MESTRE "coisas de pessoas" que não podem mentir. Os mais coerentes, hão de olhar para a magnitude do cargo e, com tristeza, dizer: QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ... E descobrimos irmãos iludidos com um prédio velho, pintado com os recursos dos órfãos e das viúvas - PEMAC - tão mal maquiados na contabilidade, sob a óptica de um espírito de corpo que dá uma cegueira incurável para oftalmologista nenhum botar defeito.
E encontramos irmãos pregando que os assuntos das oficinas podem ser deliberados sob o efeito de evocações ao Deus Baco e na sobriedade mandam se danar os J. . J. . J. ., fingindo não conhecer a história do Lobo Mau. Os J. .J. . J. . estão acima do bem e do mal. Na prática, negam a lei. Traem os seus juramentos e promessas feitos nos Solstício de Inverno. E seus diletos discípulos vêm nos falar da história do lobo mau.
É o que é ser Lobo Mau? É não prestar contas dos recursos do PEMAC? É parturejar intervenções fétidas em Lojas da jurisdição? É Suspender o Irmão Castro, indefinidamente, por escancarar as mazelas do PEMAC, tão mal escondidas em balancetes e que so deveriam ser aprovados e nunca analisados? É suspender irmãos sem o devido processo legal? É perseguir irmãos, mesmo tendo jurado promover o bem estar deles? É dizer para o Irmãio Ary que "o negócio" não é com você, o que eu quero é pegar o Gaston e o Laércio. Pobre grão mestre! Ser Lobo Mau, Irmão Pena, é mentir ou dizer a verdade?
Chapeuzinho Vermelho, deixe de ser afagado como animal de estimação, coloque uma lupa e muito colírio, e sua consciência enxergará se foi um lobo mau, uma ovelha tinhosa, um escriba levado à imortalidade pelos rabiscos da bajulação, um fariseu, uma raposa, um formador de maçom, um guardião dos regulamentos, um predador, uma ave de rapina que, vestido de pele de cordeiro (ou carneiro?), saiu de um sepulcro caiado e, de forma irracional, desleal, sem critério, desrespeitosa e desfraterna, fez o que fez com o Irmão Paulo Ferreira e a tantos outros Irmãos.
O lobo mau nunca escutou a música enternecedora do clarinetista Florisbelo Vila-Nova", nem leu o seu artigo BUSCA INCOERENTE que nos faz entender a busca incoerente e insensata do atual grão mestrado, nos dizendo que "Sob o prisma de nossa Augusta Ordem devemos a cada dia, darmos um exemplo de escola fraterna, de estima...". E esconde de todos que Mario Caula Bandeira, pobre mortal, está sendo vítima do diretor da escola fraterna e da falta de estima do imortal que não escreve livros, mas esconde o livro de ata onde está registrado o título Grão Mestre Adjunto de Honra e Ad Vitam, respeitosamente concedido ao Irmão Caula, um apóstolo da decência que as pequenas estaturas, mesmo corpulentas, não conseguem alcançar. Na pequenez, perseguem.
Ah! chapeuzinho vermelho e cordeirinhos clonados para bajular, ia me esquecendo.... isto é coisa de psoa vingativa!