XX Pet Sounds não é um marco do experimentalismo no Rock. Tem alguns poucos experimentos (sintetizador em I Just Wasn t Made For This Times, percussão exótica, alguns sons enxertados aqui e ali). Pet Sounds é o que é simplesmente por ser um disco composto integralmente por clássicos :) a melhor compilação de grandes canções jamais vista. E letras de uma maturidade jamais vista no Rock (que, sim, Brian Wilson fez inspirado na seriedade de Rubber Soul, mas multiplicada por 1000). Não tem muito de Progressivo, aliás, não tem NADA. Talvez seja conceitual, Brian Wilson definiu como "sinfonia adolescente para Deus". ~swancide.jpg
Ozzy disse que o Black Sabbath fazia Hard Rock, não Heavy Metal. Até entendo, pq o Hard e o Heavy são próximos, mas as letras e o andamento fazem a diferença. Ozzy & Cia não gostam mesmo do rótulo, não querem que o Sabbath seja categorizado, pq afinal a banda gravou coisas como Air Dance, Changes, Sympton of the Universe e The Sleeping Village.
XX Helter Skelter foi e continua sendo apontada, especialmente pelo pessoal de Seattle, como precursora do "GRUNGE". Ouvindo Nirvana, dá para sacar perfeitamente o porquê. E Nirvana, foi malz, não fazia Metal. Helter é Hard Rock quase-Punk.
XX A meu ver, Blue Cheer nunca chegou ao Metal, nem Steppenwolf, o heavy metal thunder da letra é o som dos motores das motos. Hard Rock.
XX Muitas músicas do Sabbath são Hard. Inclusive, Paranoid