ffff00>Ray Tomlinson é o engenheiro informático que foi responsável pela invenção de uma das maiores tecnologias de comunicação do século XX. Contudo, o seu nome ainda não está na história, tal como os de Samuel Morse, inventor do telégrafo, ou de Alexander Graham Bell, "pai" do telefone. Outrossim, por relacionamento com o espaço, como Oswald, que enviou um email metálico para dentro da cabeça de Kennedy.
ffff00>Algures, no decurso do Outono de 1971 - completar-se-ão já adiante 33 anos e Tomlinson não se lembra ao certo do mês em que produziu o efeito (os grandes inventores são uns enormes distraídos) - este engenheiro de Cambridge, no estado de Massachusetts, alcançou aquilo que pode ser considerada a primeira mensagem de correio electrónico, o dito email que hoje se utiliza correntemente. Há seis anos atrás, em declarações à revista Pretext, afirmou: "Enviei uma série de mensagens de texto a mim próprio e de uma máquina para outra".
ffff00>Este "papá" do email esqueceu-se completamente do conteúdo das mensagens em texto, adiantando que "o mais provável é que na primeira mensagem tivesse escrito QWERTYIUOP, ao sabor do teclado, ou alguma coisa semelhante". Tomlinson decidiu optar pela arroba 00ffff>@ como símbolo de localização nos endereços electrónicos.
ffff00>Ray trabalhava na empresa Bolt Beranek and Newman = BBN, que tinha sido contratada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1968 para construir a ARPANET, a rede militar percursora da Internet.
ffff00>Estava pois em 1971 a experimentar um programa de mensagens electrónicas, chamado de SNDMSG, quando conseguiu através do Digital PDP-10s, um dos primeiros computadores da ARPANET, trocar mensagens entre duas maquinetas.
ffff00>Todavia, esta tecnologia não se podia ainda designar como 00ffff>email, efectivamente. Tal como uma série de outros programas semelhantes, o SNDMSG apenas funcionava localmente. Estava concebido para permitir a troca de mensagens entre utilizadores que partilhavam a mesma máquina. Estes poderiam criar um ficheiro de texto e entregá-lo a uma determinada caixa de correio.
ffff00>Antes de trabalhar com este software, Tomlinson tinha utilizado um protocolo experimental de transferência de ficheiros chamado CYPNET, que visava o envio de ficheiros entre os computadores ligados dentro da ARPANET e em locais remotos. Lembrou-se então que o CYPNET poderia ser compatível com o SNDMSG.
ffff00>Devido ao modo como o CYPNET foi originalmente escrito, enviava e recebia páginas, mas não estava programado para anexar um ficheiro. Assim, ele adaptou o programa para utilizar o SNDMSG de modo a entregar mensagens para caixas de correio em máquinas remotas, através da ARPANET.
ffff00>O que Tomlinson fez de seguida foi algo que revolucionou a história da comunicação. Em primeiro lugar, ele escolheu o símbolo 00ffff>@ para distinguir entre as mensagens destinadas a caixas de correio na máquina local e as que se dirigiam para a rede. De seguida, enviou a si próprio uma mensagem de email. A BBN tinha dois computadores PDP-10 ligados entre si através da ARPANET. A mensagem viajou através da rede entre duas máquinas na mesma sala, em Cambridge.
ffff00>Depois de se ter assegurado que o SNDMSG funcionava na rede, enviou uma mensagem aos seus colegas avisando-os da nova funcionalidade, com instruções para colocar uma00ffff>@ entre o nome do utilizador e o do seu computador. O novo programa de Tomlinson tornou-se imediatamente na primeira "killer application" - uma aplicação que determina o sucesso de uma tecnologia. Dois anos mais tarde, um estudo indicava que 75 por cento de todo o tráfego de dados na ARPANET era de email.
ffff00>Tomlinson continua, ao fim de todos estes anos, na BBN, tendo trabalhado em tudo desde protocolos de redes à construção de supercomputadores...
ffff00>Sente-se que o email ainda não é por enquanto um processo absolutamente seguro. Eu tenho a sensação que, no que a credibilidade concerne, é uma das armas ideais dos vigaristas... Dos espertalhões brincalhões... Enfim uma tecnologia que carece de segurança absoluta... E isso, infelizmente, serve de pretexto à predação que, dizem, é sempre "bem intencionada"...
ffff00>Saravuga... Tomlinson. Embora sem qualquer monta material, foi através da tua invenção que se me proporcionou uma das maiores decepções de minha vida... E ainda não sei porquê !... Os "inteligentes" dizem que foi por causa da "bosta de burro" e da "cagalhota de vaca".
ffff00>Torre da Guia = Portus Calle