 c00000>Título: - Ensaio sobre a lucidez Autor: - José Saramago Editora: - Caminho Preço: - 14,70 euros = c. de 44 reais
Em antecedentes declarações com intencionalidade assaz inflamatória, ainda a obra em apreço estava à entrada do prelo, o nobel português assegurava que o novo título iria gerar "um escândalo dos diabos"... E porquê?
Porque o romance agora colocado à disposição dos eventuais leitores é deveras e sobretudo um instante apelo à resistência humana, argumentando uma trama que se incorpora numa imaginária população que decide usar o voto político em branco para exprimir sua recusa ao politicamente correcto, cujos eleitos vão refinando cada vez mais as estratégias com que subrepticiamente intentam restringir a liberdade individual dos cidadãos.
Já aqui afirmei sem peias que o estilo literário de Saramago não me apraz. Também pela ideia pessoal que tenho do indivíduo, porque o barrete que enfia não condiz com a cabeça que na prática usa, não nutro pela sua personalidade a mínima simpatia. No entanto, em face do conteúdo que se extrapola do livro ora nas bancas, por aí se enquadra e relaciona a actualidade democrática no mundo ocidental: as farmácias rebentam com soluções para a saúde mas... A fome continua... Que rico remédio!...
Torre da Guia = Portus Calle
|