Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63086 )
Cartas ( 21348)
Contos (13299)
Cordel (10354)
Crônicas (22575)
Discursos (3247)
Ensaios - (10629)
Erótico (13586)
Frases (51526)
Humor (20163)
Infantil (5580)
Infanto Juvenil (4924)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1386)
Poesias (141234)
Redação (3356)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2441)
Textos Jurídicos (1965)
Textos Religiosos/Sermões (6341)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Na Contramão da História -- 07/09/2001 - 01:44 (Abilio Terra Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tudo indica que o atual Governo FHC continua com aquela mesma mania de andar na contramão da história, típica da maioria dos nossos governantes. Senão vejamos: o Governo está anunciando o programa de popularização dos computadores em nosso país. Até aí tudo bem, ótima idéia! Mas, pelas notícias que circulam a respeito, será dada maciça preferência a Microsoft. Pois bem, em diversos outros países, a corrente circula em outro sentido: preferiu-se o Linux. Isto porque através dele se utiliza o software livre, que é um programa de computador que possui código de fonte aberto.

Um grupo de estudos de informática da UFMG desenvolveu um PC popular, a um custo bem mais reduzido, montado na plataforma Linux. Este PC foi oferecido ao Governo para ser utilizado no citado programa de popularização dos computadores. Mas, ninguém sabe porque, o Governo deu preferência a Microsoft, a um custo bem mais elevado!

Em maio de 2000, noticiou-se que no México todas as 120 mil escolas estavam implantando o Linux. Em diversos países desenvolvidos isto também vem ocorrendo. Entretanto, nos países periféricos, o emprego desses sistemas é ainda mais prioritário, pois implica em redução de custos, com recursos salvos para aplicação em projetos de cunho social. E aqui no Brasil? Dá-se de fato prioridade ao social?

Lembro-me, ainda nos governos militares, que um grupo de nossos cientistas trabalhava há anos no desenvolvimento de um programa de energia nuclear tipo "água leve", com o qual teríamos o total domínio da tecnologia, a um custo bem reduzido. A Argentina havia seguido esses passos. Pois bem, o Governo Geisel decidiu que toda essa pesquisa fosse encerrada, e importou, a um custo muito mais elevado, a tecnologia tipo "água pesada", na qual nunca teríamos o domínio total do "know how". E lá está a Usina Nuclear de Angra dos Reis... aquele autêntico "elefante branco", que devorou fortunas, apresentou inúmeros problemas, atrasos infindáveis... para que?

E continuamos na contramão da história!







Abilio Terra Junior







[
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui