A descoberta da Ilha de SÃO MIGUEL é apontada entre os anos de 1426 e 1439, no entanto, atlas geográficos de meados do século XIV já indicavam a sua localização.
O povoamento de SÃO MIGUEL iniciou-se a partir de 1439, data de uma carta régia que autoriza o Infante D. Henrique a enviar colonos vindos de Portugal continental ( Estremadura, Alto Alentejo e Algarve), da Madeira e alguns estrangeiros , nomeadamente franceses ( tradição presente no nome da freguesia da BRETANHA)
A fertilidade do solo e a posição geográfica, contribuem para uma rápida expansão econômica, centrada na produção do trigo ( que se exportava para as guarnições portuguesas das praças do Norte de África), da cana-de-açucar, e das plantas tintureiras do pastel e da urzela ( exportadas para a Flandres).
-SÉCULO XVI -
Após o terremoto de 1522, que soterrou VILA FRANCA DO CAMPO, Ponta Delgada, já então sede do município, adquire uma proeminência que viria a torná-la cidade em 1546. Na segunda metade deste século, São MIGUEL assiste à derrota, em frente a VILA FRANCA DO CAMPO, de uma esquadra francesa de apoio a D. António, Prior do Crato, que se batia com os espanhóis, na disputa do trono vago de Portugal.