Meu saudoso irmão José, que foi médico, era um admirador da biografia de São Lucas, e, como tal, presenteou-me com o livro com o título acima, que é a narração romanceada da vida do evangelista, obra publicada nos Estados Unidos pela escritora Taylor Caldwell e que se tornou "best-seller".
Duas passagens do romance são inesquecíveis: 1) Certa madrugada, o pequeno Lucas sai de sua casa, em Alexandria, e vai sentar-se em uma pedra de bosque próximo. O seu preceptor - um médico egípcio e cristão - o segue sem ser notado. O garoto olha para o céu e contempla uma estrela até vê-la desaparecer no horizonte. Então, levanta-se e toma o caminho de volta. Na trajetória, é surpreendido por seu preceptor, que o toma nos braços e diz: "Ele nasceu!"
2)Trinta e três anos depois dessa cena, Lucas era médico na periferia de Atenas, na Grécia, quando numa tarde o céu escureceu, houve chuva, ventania - tempestade - e ele disse para as pessoas presentes:"Ele morreu!"
Não temos procuração da escritora norte-americana, mas, vale a pena conferir, comprando o livro ou lendo, numa Biblioteca, a história da vida - diria - luminosa de São Lucas"