Esta questão começou a me preocupar depois que me tornei mãe. Como garantir que estamos sendo pais perfeitos na educação de nossos filhos?
Será que o ideal na educação deles é mostrar que a perfeição existe, ou simplesmente mostrar que como seres humanos, tanto nós como nossos filhos, temos qualidades e defeitos, mas que estes defeitos fazem parte da nossa existência, e é por este motivo, que a perfeição não existe?
Creio que a segunda alternativa é a mais correta, já que pensar na existência do ser humano é considerá-lo como um ser social, que só existe na convivência com outros homens. Pelo fato do homem ser um ser complexo, sempre haverão aspectos a serem trabalhados e, portanto, melhorados. Desta forma, acho que a expressão correta não é atingir a perfeição, mas sim buscar um crescimento contínuo, no qual haverá sempre a superação daquilo que julgamos não estar conforme gostaríamos.
Voltando então à questão inicial da educação dos filhos, creio que o correto é mostrar para eles a importância do crescimento enquanto ser humano e também ressaltar que mesmo como pais, nós não somos perfeitos. Pais podem errar e mesmo não saber as respostas que eles gostariam de ouvir.
É somente neste contexto, que nossos filhos crescerão e se sentirão livres e autônomos em relação a suas vidas, para fazerem escolhas conscientes e não se sentirem pressionados por projetos e sonhos que não são deles, mas sim de seus pais.