Pare e pense: quando foi a última vez que você elogiou alguém? Demorou muito para responder ou simplesmente não se lembra?
Pois bem, não estamos acostumados a elogiar o outro, muito menos a receber elogios. Quantas vezes você já não escutou a frase: "Não fez mais do que a sua obrigação..." do seu chefe, pais, amigos ou outras pessoas? Qual foi a sua reação?
Esta última pergunta é fácil de responder: é claro que você deve ter ficado frustrado, triste, revoltado e desanimado... Neste caso, você sentiria vontade de fazer novamente aquilo pelo qual você tanto se empenhou, se esforçou, para depois receber a resposta de que é a sua obrigação e, portanto, não foi nada de mais?
Você então percebe qual o valor de um elogio? Um elogio é muito poderoso; pode ser um simples "que lindo!!", "está ótimo!!", ou até mesmo um gesto com a mão ou uma expressão facial. O que importa é que o reconhecimento do outro faz com que prossigamos,nos move para frente, nos motiva...
Se você concorda com este fato, por que não colocar em prática este comportamento?
É somente elogiando o próximo, que poderemos também ser elogiados, pois estaremos ensinando para este alguém o valor do elogio e a sensação causada.
Às vezes, até elogiamos algo ou alguém, mas não externamos o nosso pensamento. Isto ocorre quando apreciamos uma obra de arte, lemos algo que gostamos,etc.
Comunique os seus elogios, "coloque a boca no trombone...".
Reflita sobre o assunto e elogie sempre que possível. Você fará o próximo mais feliz e também se sentirá bem com isso...