Ao ler o título deste artigo, você pode ter achado um pouco estranho... O que uma ilha pode ter em comum com o ser humano?
Para responder esta pergunta, é importante saber, qual a definição de ilha encontrada no dicionário: terra menos extensa que os continentes e cercada de água por todos os lados; aquilo que por estar isolado lembra uma ilha.
Com esta definição, você consegue fazer alguma relação com o seu jeito de ser, com a vida que você leva?
Comparar uma pessoa a uma ilha significa pensar que esta pessoa vive voltada para dentro, para si, sem se relacionar com os demais que estão a sua volta; é alguém que é "cercado de água por todos os lados".
E por falar em relacionamento, o homem não nasceu para ser sozinho, ele é um ser que está inserido em uma sociedade composta por outros homens e para a sua sobrevivência, precisa relacionar-se com eles. Portanto, o homem é um ser social, que depende do próximo.
No seu cotidiano, na sua vida pessoal e profissional, você é bem sucedido se faz as coisas de maneira individual ou coletiva?
Motivos existem de sobra para demonstrar que o homem não nasceu para ser uma ilha. É claro que há momentos na vida em que queremos ficar sozinhos; isto é natural. São momentos para entrar em contato com o nosso interior, para tentar identificar o que estamos sentindo.
Mas você percebe que mesmo nestes momentos, o homem não está sozinho, já que está em contato consigo mesmo? Na realidade, o homem nunca está sozinho, ele pode estar isolado de outras pessoas.
Acontece que viver isolado não é agradável, gera um vazio, um sentimento de inutilidade; quem se importará com você? A vida fica sem sentido, sem emoção, sem cor.
Precisamos de outras pessoas para sermos felizes; é claro que não é qualquer um, mas sim aqueles que dividem projetos de vida parecidos com os nossos, que lutam pelos mesmos ideais de vida.
Definitivamente, viver isolado, como uma ilha, não é o mais aconselhado para ninguém. Precisamos de apoio naquilo que fazemos, precisamos ser gostados pelo outro, precisamos de afeto, de carinho, de amor.