Qual o papel dos sentimentos e emoções em nossas vidas?
Responda esta pergunta com outras duas perguntas: Você conhece pessoas que não deixam transparecer de forma alguma aquilo que estão sentindo? E como é relacionar-se com estas pessoas?
Tantas perguntas para dizer que conviver com pessoas que não deixam transparecer as suas emoções é difícil, pois como saberemos aquilo que elas estão sentindo e pensando?
As emoções e sentimentos dão cor, movimento à vida do ser humano. Não estamos falando somente de estados de humor que geram bem estar, como alegria, felicidade; mas também de sentimentos mais difíceis de lidar, como tristeza, solidão, vazio...
Não importa o que seja, o fundamental é que a pessoa expresse aquilo que está sentindo, para poder dividir com aqueles que estão a sua volta e obter o apoio e carinho necessários. Quando isto não ocorre, parece que este alguém cria em volta de si uma muralha, um escudo protetor no qual ninguém é capaz de penetrar.
Daí começam as insistências: "você está bem? O que está sentindo? Aconteceu alguma coisa? Posso ajudar de alguma forma? Você quer ficar sozinho?" etc. E a pessoa nada responde, desconversa...
De alguma forma, você acaba perdendo a paciência já que não sabe como agir; e até sente que está sendo um chato...
A vida é feita de momentos agradáveis e não tão agradáveis e em todos estes momentos vivenciamos sentimentos e emoções. Não há instantes nos quais a "vida é seca", isto é, ausente daquilo que sentimos. Pelo fato de estarmos constantemente nos relacionando, estamos sempre experenciando algo que nos causa sensações e reações.
Vivemos num ambiente cada vez mais estimulante, que se renova e inova numa velocidade frenética. Se não formos capazes de expressar aquilo que pensamos e sentimos, nos tornaremos pessoas vazias, vazias de vida e secas nos relacionamentos.