Usina de Letras
Usina de Letras
83 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62750 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22563)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51134)
Humor (20114)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141065)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6296)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Vidas Secas -- 04/07/2004 - 21:26 (Silvia Groberman) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Qual o papel dos sentimentos e emoções em nossas vidas?

Responda esta pergunta com outras duas perguntas: Você conhece pessoas que não deixam transparecer de forma alguma aquilo que estão sentindo? E como é relacionar-se com estas pessoas?

Tantas perguntas para dizer que conviver com pessoas que não deixam transparecer as suas emoções é difícil, pois como saberemos aquilo que elas estão sentindo e pensando?

As emoções e sentimentos dão cor, movimento à vida do ser humano. Não estamos falando somente de estados de humor que geram bem estar, como alegria, felicidade; mas também de sentimentos mais difíceis de lidar, como tristeza, solidão, vazio...

Não importa o que seja, o fundamental é que a pessoa expresse aquilo que está sentindo, para poder dividir com aqueles que estão a sua volta e obter o apoio e carinho necessários. Quando isto não ocorre, parece que este alguém cria em volta de si uma muralha, um escudo protetor no qual ninguém é capaz de penetrar.

Daí começam as insistências: "você está bem? O que está sentindo? Aconteceu alguma coisa? Posso ajudar de alguma forma? Você quer ficar sozinho?" etc. E a pessoa nada responde, desconversa...

De alguma forma, você acaba perdendo a paciência já que não sabe como agir; e até sente que está sendo um chato...

A vida é feita de momentos agradáveis e não tão agradáveis e em todos estes momentos vivenciamos sentimentos e emoções. Não há instantes nos quais a "vida é seca", isto é, ausente daquilo que sentimos. Pelo fato de estarmos constantemente nos relacionando, estamos sempre experenciando algo que nos causa sensações e reações.

Vivemos num ambiente cada vez mais estimulante, que se renova e inova numa velocidade frenética. Se não formos capazes de expressar aquilo que pensamos e sentimos, nos tornaremos pessoas vazias, vazias de vida e secas nos relacionamentos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui