993300>Tirar a cara, extinguir do rosto qualquer espécie de defesa em relação aos valores de si mesmo, expondo-se e dispondo-se ao confronto imediato seja pelo que for, recusando qualquer espécie de culpa ou responsabilidade nas infracções que evidentemente comete, constituem as principais particularidades dos descarados, indivíduos cuja condição social de nascimento, crescimento e desenvolvimento foram sucessivamente submetidas ao "deixa-andar" da existência.
Para esta gentinha, toda a chusma acumulada de defeitos pessoais se encima em virtude lídima. Eu forneço a imagem: mesmo com o rosto pejado de cicatrizes morais, impelem-no para cima e atiçam-no sob olhar de insidiosa ameaça e agressão. Na volta, logo que a situação lhes é favorável e vai tudo bem, ó nuvens, a pavoa, por muito pesada que seja, levanta voo e transforma-se em pavão.
Não... Não meu caros usineiros, aqui na Usina não há disto, ou disso... Uma peixarada do caramba onde o peixe, em lugar do rabo, já vai pelas guelras. E venha quem vier, a cara e a descara estão sempre lá.
- O vira-lata miudinho está dando uma mijadela contra a base de um candeeiro. A dona chama-o: anda cá "Leão"!...
Torre da Guia = Portus Calle
|