Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63460 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22586)
Discursos (3250)
Ensaios - (10765)
Erótico (13601)
Frases (51964)
Humor (20212)
Infantil (5642)
Infanto Juvenil (4998)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141391)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6387)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->EM BUSCA DE UMA SOLUÇÃO -- 20/09/2001 - 00:42 (Maurilio Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O atentado terrorista contra as torres do World Trade Center , em N.Y., não foi apenas um crime contra a sociedade americana, mas sim um crime contra a humanidade, por dois motivos. Assim como Jerusalém, as Pirâmides do Egito, Ouro Preto e Olinda são considerados patrimônios da humanidade, Nova York, que é considerada a “Capital do mundo”, também tem de fato e de direito o mesmo status. Em segundo plano, esse atentado correspondeu na sua essência , à uma série de atentados em vários países , tudo concentrado em apenas um quarteirão da “Big Apple”. Sob os escombros do WTC morreram cidadãos da Inglaterra, Brasil, México, Índia, Paquistão, Suíça, Alemanha, Bélgica, Itália, Austrália, Canadá e outros . Cada País desses, era representado naquelas torres em média por cerca de cem cidadãos.



O World Trade Center representava para o mundo atual, uma nova “Torre de Babel”, onde em meio à uma salada de idiomas os destinos econômicos e financeiros do mundo eram balisados.

É público e notório que o Presidente Bush está tirando o máximo proveito político da nefasta situação, remontando o seu palanque pós-eleitoral, com o intuito de legitimar e chancelar a sua eleição, até há pouco sob suspeição de falta de lisura e transparência .

Bush está jogando todos os seus trunfos, reacendendo a chama do nacionalismo americano no melhor estilo faroeste de John Wayne ou na saga imperialista de Rambo.



A grande diferença é que no momento, será preciso mais sabedoria do que violência e truculência indiscriminada.

Uma reformulação na política externa dos Estados Unidos, com novo enfoque em relação aos países do terceiro mundo e a abertura de um amplo debate visando reconfigurar as desgastadas relações entre Árabes e Israelenses, centro nevrálgico de toda essa tensão, seria um final feliz para esse pesadelo que apenas está começando.Será que John Wayne ou Rambo seriam capazes de tal feito? Usando a expressão americana: “The worse is yet to come” ou seja, “ O pior ainda está por vir”, só nos resta pedir: God bless the world ou Deus salve o mundo.







Maurílio Santos da Silva











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui