Usina de Letras
Usina de Letras
100 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62816 )
Cartas ( 21343)
Contos (13289)
Cordel (10347)
Crônicas (22568)
Discursos (3245)
Ensaios - (10539)
Erótico (13585)
Frases (51208)
Humor (20118)
Infantil (5544)
Infanto Juvenil (4873)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1380)
Poesias (141097)
Redação (3341)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1965)
Textos Religiosos/Sermões (6300)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Química - 7a. Apostila-2a. Parte -- 12/09/2004 - 22:13 (Adalberto Borges Souza Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Aqui estão algumas propriedades aperiódicas:

a) RAIO ATÔMICO: O TAMANHO DO ÁTOMO- É difícil se determinar o tamanho do átomo, pois a eletrosfera de um átomo não tem limites bem definidos. Mas para se ter uma noção do tamanho do átomo, primeiro imagine uma circunferência onde a metade do diâmetro dela é um raio. É, portanto, a distância entre o seu centro e a sua borda. E então imagine uma esfera onde o centro seja o núcleo e a sua borda a eletrosfera. Daí a distância entre o núcleo e a eletrosfera é o raio do átomo, donde pode se ter a noção do tamanho do átomo.

Quanto maior o número de níveis(camadas), maior será o tamanho do átomo, daí o tamanho do átomo crescer de cima para baixo na tabela periódica;

O átomo que apresenta o maior número de prótons, tem maior força de atração sobre os seus elétrons, reduzindo o seu tamanho. E isto acontece da esquerda para direita na tabela periódica;

À medida que descemos os GRUPOS ou FAMÍLIAS, o tamanho ou raio atômico do átomo aumenta, diminuindo a força de atração do núcleo do átomo com os elétrtons; E à medida que caminhamos para direita, o tamanho do átomo diminui, tendo em vista que a força de atração do núcleo do átomo com os elétrons aumentam, pois aumenta a carga nuclear e, também, o número de elétrons;

b) ENERGIA DE IONIZAÇÃO – é a energia necessária para se remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso. Assim, ocorre a seguinte equação:

X0 (g) + energia &
61614; X+ (g) + é Traduzindo, um átomo neutro, no estado gasoso, recebendo energia, produz um cátion mais um elétron liberado.

A energia de ionização cresce da esquerda para a direita e de baixo para cima na tabela periódica.

c) AFINIDADE ALETRÔNICA OU ELETROAFINIDADE- É a energia liberada quando um átomo isolado, no estado gasoso, “captura” um elétron. Pode assim ser resumida nessa equação:

X0 (g) + é &
61614; X- (g) + energia Traduzindo: um átomo neutro, no estado gasoso, “ganhando” um elétron, produz um ânion, no estado gasoso e liberando energia.

A afinidade eletrônica na tabela periódica cresce da esquerda para direita nos períodos e de baixo para cima nos grupos, com exceção dos gases nobres

d) ELETRONEGATIVIDADE – É a força de atração exercida sobre os átomos de uma ligação. Essa força de atração tem relação com o raio atômico: quanto menor o tamanho do átomo, maior é a força de atração, pois a distância núcleo-elétrron da ligação é menor. Como a afinidade eletrônica, a eletronegatividade também não é definida para a maioria dos gases nobres.

A eletronegatividade cresce da esquerda para a direita nos períodos e de cima para baixo nos grupos, com a exceção dos gases nobres.

e) DENSIDADE- De uma maneira geral, a densidade cresce nos períodos, da extremidade para o centro da tabela; e nos grupos, de cima para baixo. O elemento mais denso da tabela é o òsmio.

f) PONTOS DE FUSÃO E DE EBULIÇÃO – Nos grupos 1 A e 2 A, crescem de baixo para cima e ns de mais grupos, crescem de cima para baixo(há autores, como Geraldo Camargo de Carvalho que dizem que nos grupos 2B, III A e IV A crescem de baixo para cima)( Na verdade, essa variação é um pouco confusa, não seguindo um padrão determinado); Nos períodos, cresce das extremidades para o centro, de uma forma geral. O elemento com maiores P.F. e P. E. é o carbono.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui