Na pesquisa de D. Leila Míccolis, "até o momento : 6558 poetas brasileiros listados", consta, entre outros nomes, o de Brandina Rocha Lima, de saudosa memória, que foi vice-presidente da União Brasileira de Trovadores - UBT - Recife, quando era presidente da Entidade a, também, saudosa Valdeci Camelo. Assim, causou-nos estranhesa, não constar o nome de Valdeci, na lista de D. Míccolis; nem o nome de Yonne Rabello, irmã de Valdeci, que, anos antes desta, presidiu a UBT local, quando as reuniões aconteciam no Colégio Pan Americano, na rua S.Miguel, em Afogados, de cujo Colégio as duas se revezaram no cargo de diretora.
A propósito, dado ao estado de saúde da vice Brandina Rocha, na época, todas as vezes que Valdeci se ausentava do Recife (ela gostava muito de viajar) , delegava seu posto ao abaixo assinado, e a própria Brandina declarou, mais de uma vez, no Espaço Pasárgada-Casa de Manuel Bandeira:"Prefiro as reuniões coordenadas por Geraldo Lyra".
Na noite em que o imortal autor de Vida e Morte Severina, João Cabral de Melo Neto, esteve na Casa de Manoel Bandeira para fazer sua inscrição na União Brasileira de Escritores - UBE - Pe; convidado por Valdeci , participei da solenidade em que o novo sócio foi saudado pelo poeta Audálio Alves e respondeu dizendo não saber fazer discurso e que se sentia honrado em passar a pertencer à entidade que congrega escritores pernambucanos, etc. e tal...
Na reunião, lembro que estavam presentes, entre muitas outras pessoas que lotaram o recinto, o escritor (já falecido) Paulo Cavalcanti - que se queixou de ter de subir escada, devido a problemas cardíacos - e o então presidente da UBE-Pe (se não me falha a memória, de nome Nagib), do qual já havia recebido duas correspondências, em nome da UBE-Pe, convidando-me para ser sócio, o que não me despertou interesse, pois, literatura para mim é um "hobby"!
Interessante, é que, certa vez, a saudosa Brandina Rocha estava na sala de espera de um consultório médico, quando chegou Dolores Vasconcelos, que, na época, frequentava a UBT, e sentou-se ao lado dela. Então, Brandina perguntou-lhe:"Que é feito do Geraldo?" Resposta:" - Está por aí fazendo trovas" E, Brandina:" Escuta, Dolores, os dois trovadores mais premiados de Pernasmbuco sou eu e o Geraldo Lyra!"
Há dias encontrei o advogado Petrônio, da vizinha Marim dos Caetés - que conhece Dolores, esta residente no Jardim Atlântico - Olinda-PE e contei-lhe o "papo" da saudosa Brandina...
Por fim, notei não constar o nome do poeta Raymundo Asfora e que o nome do Hildemar de Araújo Costa, saiu na supramencionada lista, Hildemar de Araújo Vosta.