TRATA-SE DE UM TRABALHO SÉRIO.ENFRENTARAM DESAFIOS.CONSOLIDARAM O TRABALHO.AMADURECERAM.
E POR ISTO MESMO COMPLETA SETE ANOS DE EXISTÊNCIA A SERVIÇO DA ÁGUA, A SERVIÇO DA VIDA.
É O PROJETO MANUELZÃO, DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA.
TEM NA SUA COORDENAÇÃO PROFESSORES DA UFMG,TAIS COMO APOLO HERINGER LISBOA, NA COORDENAÇÃO GERAL, ANTÔNIO LEITE ALVES, MARCUS VINÍCIUS POLIGNANO, ANTÔNIO THOMÁZ GONZAGA DA MATA MACHADO E TARCÍSIO MÁRCIO MAGALHÃES PINHEIRO.
TEM ALGUMAS PARCERIAS E PATROCÍNIOS ONDE FIGURAM O GOVERNO DO ESTADO DE MINAS, ATRAVÉS DA SUA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, A COPASA E A PREFEITURA DE BELO HORIZONTE.
OUTRAS PARCERIAS E COLABORAÇÕES, TAIS COMO, NOVAMENTE O GOVERNO ESTADUAL MINEIRO,VIA IGAM,FEAM,IEF, EMATER,RURALMINAS E IMA. A POLÍCIA MILITAR DO MEIO AMBIENTE.O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS. A MINASPETRO. A DROGARIA ARAÚJO,O GEM RIO DAS VELHAS,O COMITÊ DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO, E O APOIO DE CINQÜENTA E UM MUNICÍPIOS DA BACIA DO RIO DAS VELHAS.
A SEDE DO PROJETO MANUELZÃO ESTÁ LOCALIZADO NA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.
MAIS PRECISAMENTE NO DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL - INTERNATO EM SAÚDE COLETIVA.
EDITAM UM JORNAL IMPRESSO, COM TIRAGEM DE CEM MIL EXEMPLARES: O JORNAL DO MANUELZÃO QUE PASSOU RECENTEMENTE POR UMA REFORMA EDITORIAL E GRÁFICA E O LEITOR PERCEBE QUE A PARTIR DA ÚLTIMA EDIÇAO PRETENDEM OS INTEGRANTES DO PROJETO DAR MAIS FORÇA AOS OBJETIVOS DO MESMO, OU SEJA, INFORMAR, DIVULGAR E ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DOS LEITORES.
JÁ, JÁ, O CONSEGUEM COM ESTE ESCRIBA, QUE PARTICIPA E DIVULGA O COMPROMISSO QUE TÊM QUE É O DE REVITALIZAR A BACIA DO RIO DAS VELHAS, PORQUE,"EMBORA A VOLTA DO PEIXE SINTETIZE A AGENDA AMBIENTAL, ENQUANTO OBJETIVO OPERACIONAL, O OBJETIVO DO PROJETO MANUELZÃO SEMPRE FOI A TRANSFORMAÇÃO DA MENTALIDADE CULTURAL OU CIVILIZATÓRIA QUE SE PRODUZIRIA AO LONGO DESTE PROCESSO."
MINAS GERAIS TEM ORGULHO DE TER ESTE E OUTROS PROJETOS SIMILARES, E ESTE AUTOR, FAZ PARTE DE OUTROS DELES, DIANTE DA REALIDADE A QUE PERTENCE, MORADOR QUE É DA ZONA DA MATA MINEIRA.
MAS NÃO PODERIA, NEM PODE, FICAR DE FORA DE QUALQUER PROJETO QUE SE RELACIONE AO ESTADO CAIXA D ÁGUA DO PAÍS.
E SE ENCANTA, COMO VOCÊ, AMIGO LEITOR SE ENCANTARÁ AO SABER MAIS SOBRE PROJETO DE TAL ENVERGADURA, COM UM FESTIVAL BATENDO ÀS PORTAS, O FESTIVELHAS 2005 , QUE ESTÁ PREVISTO PARA SER REALIZADO ENTRE 20 E 24 DE ABRIL, EM MORRO DA GARÇA, INAUGURANDO UMA AGENDA CULTURAL AMPLA, RELACIONADA AO PROJETO,COM ÊNFASE NAS ARTES E NA OBRA LITERÁRIA DE JOÃO ROSA, QUE INTEGRARÁ A BIODIVERSIDADE DAS ENCOSTAS DO ALTO DAS VELHAS, DA SERRA DO ESPINHAÇO, DA REGIÃO METROPÓLITANA DE BELO HORIZONTE E DO SERTÃO CERRADEIRO DO SÃO FRANCISCO COM A DIVERSIDADE CULTURAL-ARTÍSTICA DE UMA REGIÃO QUE CONSTRÓI SUA IDENTIDADE CULTURAL, HISTÓRICA E POLÍTICA. OS HABITANTES DA CALHA DO RIO SÃO FRANCISCO ENTRE TRÊS MARIAS, PIRAPORA, BURITIZEIRO E IBIAÍ ESTÃO CONVIDADOS A ESCREVEREM JUNTO COM O PROJETO MANUELZÃO, O MEMORIAL MANUELZÃO E O CIRCUITO GUIMARÃES ROSA, MAIS UM CAPÍTULO DA CONSTRUÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE CULTURAL, CONDIÇÃO FUNDAMENTAL DE UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, COM LIBERDADE.
COM A MÁXIMA CERTEZA, ESTÃO DE FATO,INAUGURANDO UM NOVO MOMENTO POLÍTICO NA BACIA DO RIO DAS VELHAS E NA ÁREA DE INSERÇÃO DESSA REGIÃO NO SERTÃO DO RIO SÃO FRANCISCO.
VALE A PENA CONFERIR.
E PEDINDO PERMISSÃO AO POETA SÉRGIO BAH, DE BELO HORIZONTE,PARABENIZANDO-O,REPRODUZO, DE SEU VELHO RIO DAS VELHAS