Em três de novembro de 1900, foi fundada em Ubá, a Loja Maçônica Fraternidade Ubaense , que é uma das mais antigas instituições em franca atividade na Cidade Carinho. É reconhecida e respeitada em todo o País e pelo mundo afora.
Tem no seu quadro de obreiros, inúmeros cidadãos ilustres da cidade, independente de cor, raça, partido político ou credo religioso, pois a Maçonaria, onde seus membros são reconhecidos como irmãos, é uma instituição milenar, filosófica, filantrópica e progressista que trabalha pelo aperfeiçoamento moral e intelectual da humanidade.
Em 1981, foi criada a Fraternidade Feminina Ubaense , composta das esposas e sobrinhas dos maçons que prestam relevantes serviços sociais na comunidade.
Juntamente com a Loja União e Esperança , a Fraternidade Ubaense , patrocina os Lowtons (filhos, netos e jovens amigos de maçons, com idade entre sete e treze anos); Demolays (jovens do sexo masculino,com idade entre treze e vinte e um anos) e as Filhas de Jó (jovens do sexo feminino , com idade entre onze e vinte anos).
O centenário da Loja Maçônica Fraternidade Ubaense foi comemorado festivamente pelos Maçons atuais, em grande estilo, durante todo o ano, culminando em grande festa em três de novembro.
Neste ano de 2004, relembramos o Centenário, festejamos mais um aniversário e abraçamos à todos os membros desta importante instituição ubaense através do Venerável Mestre Ibrahim Jacob.
(adap.de texto do jornalista M.P.G., in Calendário Oficial de Eventos do Município de Ubá)