993300>Ricardo Nacif Njaim viveu 55 anos e cerca de 50 dias, entre 11 de Janeiro de 1950 e 27 de Fevereiro de 2005, nado no Ubá e falecido em Juiz de Fora. Filho de Paulo Njaim e Olga Nacif, irmão de Antônio, Zeina, Paulo, Carla e Luiz. Casou com Marilda.
Seu curriculo cultural perpassa pela graduação em Filosofia, Ciências e Letras até à formatura em Direito, tendo exercido ainda, além da profissão em advocacia, as actividades de jornalista, escritor e poeta. Poligolota, viajou pelo mundo, e gostava sobretudo de cantar e tocar violino, de que era excelente executante. Desempenhou diversos e relevantes cargos de domínio pedagógico-cultural e político. Ultimamente, era conselheiro e professor na sua terra natal.
E que mais Ricardo?... De minha parte, envio ao espaço um muito sentido agradecimento pelos fraternos e carinhosos laços de amizade que estabeleceste na Usina, o bastante para que a tua memória permaneça pairando como tranquilizante balsamo espiritual entre todos aqueles que nem sempre, como eu, estão de bem com os corriqueiros imponderáveis da existência. O teu exemplo impulsiona-me ao acto de contrição.