Em um mundo com fronteiras cada vez menos definidas, passamos a conviver com novos conceitos culturais, econômicos e comerciais. Diante disso, os horizontes da escola devem expandir-se na mesma proporção, trabalhando com realidades mais amplas e fazendo-se mais presentes na comunidade em que está inserida.
Quando a criança começa a interagir e a explorar o meio em que vive, vai adquirindo autoconsciência e conhecimento do mundo ao seu redor.
Com o estudo de ciências a criança passa a compreender a si mesmo e a natureza como um todo dinâmico, sendo parte integrante do mundo em que vive. Desenvolve a consciência ecológica, compreende a saúde como bem comum, encara a tecnologia como meio para suprir as necessidades humanas, cria uma visão critica, considerando a vida de todas as espécies como valor principal.
Objetivos:
Ø Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características especificas dos ambientes diferentes.
Ø Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem valorizando a diversidade da vida.
Ø Observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns comportamentos nas diferentes fases da vida do homem e da mulher.
Ø Reconhecer processos e etapas de transformação de matérias do objeto do ambiente.
Ø Realizar experimento simples sobre as matérias, objetos do ambiente para investigar características e propriedades dos materiais e de algumas formas de energia.
Ø Comunicar de modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas , suposições, dados e conclusões obtidas para justificar suas idéias.
Ø Valorizar atitudes e comportamentos em relação à alimentação e a higiene pessoal desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com o espaço que habita.