993300 size=3>Para que apreenda de uma só vez e rapidamente a dominar a inserção de texto em HTML, vamos ambos analisar com atenção as seguintes etiquetas sequentemente ligadas:
<font face="Verdana" color= 993300 size=5><strong><em>Eu, António Torre da Guia, estou a utilizar como tipo de letra o "Verdana" colorido em castanho Usina e no tamanho 3. Mais: engrosso-a com strong e inclino-a com em.</em></strong></font>
Se porventura seleccionar, copiar e colar os caracteres e o texto que acabo de apresentar, aplicando 0000ff - azul - obterá o seguinte efeito:
0000ff size=3>Eu, António Torre da Guia, estou a utilizar como tipo de letra o "Verdana" colorido a azul e no tamanho 3. Mais: engrosso-a com strong e inclino-a com em
Ora, na etiqueta de font, consideram-se face, color e size, respectivamente, o tipo, a cor e o tamanho do texto, os quais, consoante as modificações e substituições que se operarem de acordo com as sete opões abaixo insertas, produzirão o efeito que se desejar.
TIPO
face="Arial"
face="Arial Black"
face="Verdana"
face="Times New Roman"
face="Garamond"
face="Lucinda Handwriting"
face="Courier New"
COR
color= ff0000 - Vermelho
color= 0000ff - Azul
color= 00ff00 - Verde
color= 00ffff - Turqueza
color= ff00ff - Roxo
color= 993300 - Castanho Usina
color= 000000 - Preto
TAMANHO
size=1
size=2
size=3
size=4
size=5
size=6
size=7
Vá, agora, tomando como base a simples substituição do texto que inicio com "Eu, António Torre da Guia...", ensaie os diversos efeitos considerando rigorosamente os pormenores que descrevi. Desde já aviso que o mais pequeno lapso estraga a escrita toda.
A fechar, para que melhor observe e aquilate os efeitos que pode produzir, apresento-lhe os caracteres que enformam a seguinte quadra:
ff0000 size=4>Do tipo novo correio
Colorida a vermelho
Esta quadra sobreveio
Deste eficaz aparelho.
<center><font face="Courier New" color= ff0000 size=4><strong><em>Do tipo novo correio
Colorida a vermelho
Esta quadra sobreveio
Deste interessante aparelho.</em></strong></font></center>
António Torre da Guia
O Lusineiro |