Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63466 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22586)
Discursos (3250)
Ensaios - (10766)
Erótico (13601)
Frases (51968)
Humor (20212)
Infantil (5645)
Infanto Juvenil (5002)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141391)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6387)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Aldeia Portuguesa -- 15/05/2005 - 15:59 (Carlos Rogério Lima da Mota) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O cônsul português Manuel Joaquim Pires visitou o Colégio Bezerra de Menezes na última sexta-feira, 06 de maio de 2005, onde ministrou palestra aos alunos das 7ªs séries sobre a importância do Brasil como líder da comunidade que fala a língua portuguesa no mundo, finalizando o projeto “Aldeia Portuguesa”, desenvolvido no primeiro bimestre, durante as aulas de gramática. É a primeira vez que um representante lusitano palestra a estudantes do Ensino Fundamental de uma escola brasileira, segundo depoimento do próprio cônsul.



Durante mais de duas horas foram elencadas diversas qualidades e entraves sociais de países como Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Angola. O oitavo país integrante desta cúpula, Timor Leste, não foi abordado, visto que o português ainda não foi reconhecido como língua predominante daquele país.



O cônsul também dissertou sobre temas relevantes no cenário lusófono como a imigração ilegal, a suposta xenofobia entre portugueses e brasileiros, as desigualdades sociais que fragilizam as economias das ex-colônias, pondo em risco a própria democracia.



Depois da palestra, os alunos participaram de um debate, momento em que todas as dúvidas foram socializadas.



Presentes



Satisfeito com o interesse dos estudantes, o cônsul presenteou a escola com a “Certidão de Nascimento do Brasil” – a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, durante o processo de colonização do país. Ainda doou à escola documentos que esmiúçam política e culturalmente as principais regiões de Portugal, incluindo Lisboa, sua capital.



“Estou impressionado com o interesse das crianças... Elas perguntavam de tudo, como se fossem mesmo historiadoras ou habitantes de países tão distantes como os africanos, tal a profundidade do conhecimento que apresentavam. De fato, um trabalho belíssimo desenvolvido pelo corpo docente deste conceituado colégio mariliense...” – disse o cônsul, ao término do evento.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui