Até hoje ainda se discute quem foi o verdadeiro Pai da Aviação. Na França,por exemplo, citam Clement Ander , que em 1890 tentou voar em um aparelho com forma de morcego,embora tenha se espatifado sem sair do chão. Os russos acham Nikolas Jonkoisky. A Alemanha briga por Karl Jatho,que teria voado em 1903. A Inglaterra reivindica o nome de Sir Hiram Stevens Maxim (1894). No entanto a maior polêmica envolve S. Dumont e os irmãos Wilbur e Orville Wright,dos USA.
Segundo o diretor do famoso Aeroclube de França, Christophe Carteron, "Nunca houve um consenso sobre quem voou primeiro. O certo é que S. Dumont é o detentor do Prêmio Deutsche de la Meurthe,pelo primeiro vôo bem sucedido em balão dirigível, feito entre Saint-Cloud e a Torre Eiffel, em 1901. E ele também é o detentor do primeiro recorde homologado em aeroplano, com o 14 Bis, em 1906.
Santos Dumont morou em Petrópolis,onde a casa que lhe pertenceu,há anos,tornou-se Museu, com vasta documentação da imprensa de Paris e do Rio (principalmente), atribuindo-lhe a primazia de ter sido o primeio a voar "no mais pesado do que o ar", indo e voltando ao ponto de partida.