993300>SOBRE A NOTÍCIA DOS FACTOS = O pânico instalou-se, ontem à tarde, na praia de Carcavelos, em Cascais, quando centenas de jovens armados (estima-se que fossem cerca de 500) assaltaram e agrediram os banhistas que gozavam o início do fim-de-semana prolongado. Segundo fontes policiais, apenas três dos alegados agressores, residentes na Amadora, foram detidos, e quatro pessoas ficaram feridas, duas civis (uma vítima de uma bastonada "acidental" e outra atingida por uma garrafa) e dois polícias, incluindo um da Secção de Intervenção Rápida, que partiu um braço. (in JN de 11.06.2005)
PRAIA LUSITANA...
Aqui, ali e acolá já foi uma praia esplendidamente saudável, em sabores e cheiros, em chão, mar e céu. Os sargaços redemoinhavam límpidos entre alvas conquilhas e sobre a areia podia-se gostosamente pousar os lábios, adormecendo descontraidamente o corpo enquanto a alma se banhava ao sol.
Assim como os curtidos pescadores - olheiros e guardiães do mundo que garantia o singelo peixe-nosso - foram desaparecendo, também os esgotos e os lixos foram tomando o paraíso natural que os portugueses indiferentemente fruiam. As marés, que em duas voltas dantes tudo limpavam e mantinham com esmero, hoje, por mais voltas que dêem, não conseguem desenvencilhar-se do gorduroso veneno que mina o cerne da nossa existência.
Estamos sob a alçada de quem, com uma agudíssima arroba de teoria, não demonstra possuir uma só grama de experiência.
Em consequência, de esgoto em esgoto, a latrina gerada pela irresponsabilidade desabou surpreendentemente inesperada sobre a praia de Carcavelos, acordando de sopetão os que ainda presumem que podem sonhar ao sol. Que fim será o teu... Ó querida praia lusitana?!...
Torre da Guia / Porto |