Por enquanto o povo brasileiro está satisfeito com as notícias das roubalheiras tanto no Congresso, como nos Correios e em outras instâncias ainda não investigada, a exemplo do executivo. Ninguém se manifesta, ou indigna-se de maneira mais grave. Claro que todos nós temos mais o que fazer, enquanto as denúncias de ontem são superadas pelas denúncias de hoje. No Rio Grande do Sul houve, umas duas semanas atrás, uma passeata corajosa dos caras-pintadas gaúchos. Mas, não foi suficiente para chamar a atenção do país e mesmo do próprio Lula. Este não tem receio de nada, porque simplesmente está vendo o país inerte, com medo também de protestar. Com tantas denúncias o país ainda não acordou. Qualquer ato de protesto não é suficiente para chamar a atenção do país, que parece estar paralisado com tanta roubalheira. A perplexidade é muito grande e isto deixa o povo inquieto nos comentários, mas quietos demais nas atitudes. O que pode acontecer é a firmeza do presidente Lula em continuar presidente, mesmo sendo achincalhado pela mídia de várias maneiras.
Embora se fale em impedimento do presidente, isto pode não acontecer porque até agora, segundo dizem, a opinião pública não deu as caras favoráveis ao impedimento, ou impeachment do presidente Lula. É pouco provável tal acontecimento, apesar de que por muito menos o presidente Collor sofreu o impeachment. E renunciou para não ser retirado à força do poder. Mas, Collor no entender da população “roubou” o dinheiro do povo (confisco das contas-correntes e poupanças), e não dos impostos, os quais a população não imagina como sendo também dinheiro do povo. O PT de Lula pode ter roubado vergonhosamente, mas não se apoderou diretamente do dinheiro do povo retirado do próprio bolso, como fez Collor. Assim sendo, Lula pode ser salvo do impeachment caso não haja manifestações públicas contra ele. No entanto, Lula será reprovado nas eleições do ano que vem. Reprovado em massa.
É por isso que não vemos os caras-pintadas nas ruas. Afinal, ninguém mexeu no dinheirinho do papai e da mamãe! E além disso, o governo Lula premia de forma politicamente colossal, por exemplo, a UNE, que só neste ano recebeu um milhão de reais de ajuda federal. Com uma dinheirama assim regularmente, quem é que se dispõe a protestar nas ruas. Ora, afinal os interesseiros e ladrões não estão somente no Congresso: estão em toda parte neste país. O Congresso é apenas espelho da sociedade.