Nesse trágico mar de lamas não há espaço para utopia, não há espaço para um singelo sonho com o olhar posto no alaranjado do pôr-do-sol. A bandeira está enrolada atrás da porta da despensa e a estrela não fulgura mais na lapela.
Todos estão indignados. São milhares de militantes que dedicaram parte de suas vidas para construir o PT.
E esses senhores enclausurados nos gabinetes acarpetados dos Diretórios, usurparam os ideais mais puros, a utopia mais ingênua e o brilho nos olhos dos antigos operários do ABC. Não traíram 25 anos de lutas. Traíram uma ideologia, traíram todos os que lutaram pela democracia, todos que foram torturados nos cárceres e morreram com choques elétricos ou pelos fuzis a mando dos generais ditadores.
Há ainda uma história a ser contada por homens e mulheres revolucionárias. Essas pessoas são dignas, heróicas e estão guardadas nas nossas memórias. Mas esses senhores esqueceram desses militantes. Esqueceram os que tombaram enfrentando a polícia em 68. Esses senhores traíram os libertadores, os que cavalgaram pela esperança e os que caíram no Araguaia.
Esses senhores prepotentes não são dignos de pronunciar palavras como: ética, honra, fome e miséria. Porque miséria e fome pessoas simples e honradas podem sentir ou ter e em nome delas que estamos aqui. Em nome dos humildes, o povo brasileiro elegeu um operário presidente.
Esses senhores traíram os primeiros anarquistas que fundaram os primeiros sindicatos de trabalhadores e que iniciaram a luta pelas transformações sociais. Traíram os 18 do Forte, a Coluna Prestes e a Cadeia da Legalidade. Traíram todos os perseguidos políticos, os exilados e os injustiçados. Traíram as três décadas de cárcere de Mandela. Esses senhores traíram o discurso “I have a dream” de Martin Luter King. Traíram os ideais de Che, os sonhos de Chico Mendes e o coração de Allende. Esses crápulas traíram a esperança.
Aos que choraram no plenário da Câmara minha solidariedade. Se existem faces para abrigar as lágrimas é porque nem tudo está perdido. Se num passado recente a esperança venceu o medo, desejo que a esperança vença a traição.