Gabriel,acompanhastes,de perto,o caminho do Solidariedade de Lech Walescha,na Polônia?
Olha,Maine,só como editor,mas extremamente interessado naquele movimento,no que resultou dele.
E aí?
Walescha foi uma grande esperança para o povo e eu diria mais:para muitos povos do mundo.Mas..
O que houve,qual foi a pedra que ele encontrou na construção dos seus sonhos?
Não consigo entender até hoje.Foi um homem com um enorme nome mundial,mas não conseguiu nada para a sua Polônia.E mais:hoje,ele é réu confesso,reconhece que a única coisa possível é o neo-liberalismo(que ele combateu ) e não enxerga uma terceira via.Embora o movimento Solidariedade continue com seus sonhos...
Mas,afinal,Gabriel,qual é o ´paralelo que traças neste perfil ?.O que queres dizer?
Tens razão:enxergo vias paralelas,destinos comuns,enganos repetidos,confusões sem soluções.
E aí?
Estou,com toda a clareza,vendo a historia,e que me cobrem as testemunhas.Mas, vejam,este senhor do governo de hoje no Brasil,também deve virar uma saudade.
Queres dizer frustação,Gabriel?
Pode ser e até acho que é,como foi Walescha.Só tem uma diferença muito grande:ele não tem um padrinho do tamanho de Paulo VI: foram aliados,fizeram uma revolução juntos e a historia registra uma mudança substancial no Mundo.Mas Walescha desceu do seu sonho,não teve a força e a grandeza de seguir além fronteiras,emboras as fronteiras estiverssem – para ele – abertas.O povo ficou só.Deslumbrou-se Wallescha com o horizonte que via e esta linha virou uma falácia enganadora.
E Lula,Gabriel?
Eu te disse que voltaria ao tema:vai aos livros de história e consulta a biografia de Walescha.Tudo se repete.Não há segredo.
E o que ,Gabriel,você,na sua experiência, diz do agora do Brasil?
Pobre povo polonês.Pobre povo brasileiro.
Os que acreditaram,não é,Gabriel?
Claro,há sempre na raça um sangue purificado e este há de dar o futuro.
Com esta observação, nota dez,Gabriel.VIVA a ESPERANÇa.Que o sangue novo faça logo a transfusão!!!....