Veja ?!... Eu vejo, leio, raciocino e procuro imaginar o sentimento, como se comigo fosse, para formar uma opinião o mais aproximada possível sobre os factos reais. De resto, no hodierno quotidiano, sei bem que aquilo que as pessoas sentem, por precaução inteligente em relação à sua vida, não condiz sequer de perto com aquilo que porventura digam.
Ora eu vejo, leio, que o presidente Lula proclama desde já que será reeleito em 2006 porque, "muito boas coisas" estarão brevemente para surgir sob a batuta do seu governo. Boas coisas? Como? De resto, entre a escandaleira do mensalão, do mau comportamento público de seu filho e das estranhas envolvências de seu irmão, Lula tem-se afirmado completamente à parte de tais ocorrências, à guisa do vulgar cidadão comum que peculiarmente nunca assume as aneiras que os membros do seu lar cometem.
Para mim, é exactamente a aflitiva fuga de Lula às responsabilidades que sob a sua presidência foram e estão a ser cometidas que me fazem duvidar da sua integridade, a qual o povo brasileiro irá julgar e jogar para dentro das urnas no próximo acto eleitoral.
Sobre a eleição de Lula, enganei-me a cem por cento. Presumi que o poder financeiro nunca admitiria a ascensão de um impreparado a tão alto poder. Sobre a sua reeleição, porque a direita está em disputa para encontrar um candidato - justifica Lula ingenuamente - desta feita não me enganarei: Luís Inácio Lula não tem deveras perfil político para ser presidente de uma tão grande nação como é o Brasil. Será que estou a ver mal ?!... Ou então, doravante, doidinho em lugar de ser tratado, tem de ser atormentado para enlouquecer mais ainda.
Lula, parece-me, tem costela de antanho índio feiticeiro: é exímio a fazer fumo e a espalhá-lo.
António Torre da Guia |