À imbecil proposta referendária que lhe foi posta, a maioria votante do Povo Brasileiro respondeu óbvia e felizmente "não". Na actual situação, seria sem dúvida incorrer num grave risco de ingénuo suicidio prescindir de uma arma de defesa. Seria a mesma coisa que escancarar as portas das habitações aos ladrões e aos assassinos. Todavia, essa maioria de brasileiros, sem dúvida alguma, disse "não" com o "sim" no coração. Que belo seria que não houvesse mais tiros.
Perante o desiderato, Lula poderá desde já aprontar as malas. O "não" foi sobretudo para a sua equívoca postura política e pessoal. Por mais reviravoltas que dê, da próxima feita, o Povão não lhe concederá o privilégio de mentir duas vezes sucessivas.
Dirceu berra que o "mensalão" é uma invenção. E que invenção, senhoras e senhores: tal e qual como o dinheiro, esse genial elemento que o Diabo inventou para comprar Deus. Até o Vaticano tem os cofres recheados à espera da altura em que o Diabo fique teso e tenha de pedir algum emprestado...