Ôntem, domingo, 27/11/05, o Recife foi palco dos dois jogos finais da Série B, do Brasileirão.
No Estádio do Arruda, cerca de 60.000 (sessenta mil) torcedores viram "o time da casa", o Santa Cruz, vencer, de virada, à Portuguesa de Desportos, de São Paulo, por 2 x 1.
Já no Estádio, Barros de Carvalho (os Aflitos),
com público avaliado em 20.000 (vinte mil) assistentes, o Grêmio, de Porto Alegre-RS, venceu o time local por 1 x 0, em circunstâncias dramáticas (com o "timbu" perdendo duas penalidades máximas!)
Como torcedor do Sport, ficamos em casa, vendo pela tevê a partida Náutico x Grêmio (uma vez que a TV-GLOBO e a Rede-TV, transmitiram o mesmo
jogo). A propósito, não entendemos o "porquê" de as duas referidas emissoras terem optado pela transmissão do jogo de menor público - seja pela disparidade entre os dois Estádios, seja pelo fato da torcida tricolor pernambucana ser de maior número do que a do Náutico(terceira do Estado).
Sobre o assunto, eufóricos pela classificação para a Primeira Divisão, alguns torcedores do Santa Cruz falaram: "A mais numerosa torcida de Pernambuco, é a do tricolor do Arruda!"
Então, respondemos que, dos cerca de sessenta mil torcedores presentes, ontem, ao Arruda, cerca de 70% (setenta por cento) foi de aficionados do Santa e os 30% (trinta por cento) restantes, de fanáticos por futebol, vindos de várias partes do Nordeste, mormente de C. Grande e J. Pessoa-PB; Caruaru e Garanhubs-PE; Natal e Mossoró-RN; Maceió e Palmeira dos Índios-AL, etc. e que procuraram, naturalmente, o maior Estádio.
E que, se fosse o glorioso Sport Club Recife - Campeão Brasileiro de 1987 - que estivesse no lugat do Santa Cruz, a Ilha do Retiro teria, também, ficado lotada; e que todas as pesquisas mostram que, realmente, a maior torcida de Pernambuco, é a do Sport!
Mas, como torcedor neutro, achamos ter sido um verdadeiro desastre (futebolístico) o que aconteceu nos Aflitos! E que o resultado mais justo, no Arruda, teria sido um empate, o que, afinal, daria Grêmio e Santa Cruz, como classificados para a 1a. Divisão - do mesmo jeito!