Nestas questões que as crises políticas trazem, vem embutida uma pergunta fundamental: onde estavam os políticos que agora gritam soluções, que susurram condenações e por aí se vai...Onde estavam? Pelas contas que fiz,a totalidade deles estava no Congresso e não votaram as Leis para corrigir erros históricos e que revelaram-se perigosos,muito mais perigosos agora que no passado .Debatem-se os políticos de hoje ( político mesmo,com cara de honesto, com preparo,com “coluna vertebral”,que tem a dignidade de pensar nos seus descendentes e que se pergunta que terra entragarão aos seus filhos.A grande maioria debate-se tão somente procurando o Poder político, mas não sabem como fazer para resolver o social e ganhar poder eleitoral . E também como manobrar – por exemplo - esse poder tão avesso à justiça ,o Econômico, e ajustá-lo aos brasileiros,que reclamam e dele precisam.
Busca,Gabriel, na memória , o conteúdo dos discursos,as atitudes,os votos,as administrações ,veja o saldo que ficou entre a entrada e a saída.e teremos verdades plantadas na mentira,no interesse próprio.Há biografias que não resistem a um balanço destes...Por favor,Gabriel é ora de se olhar para o futuro e se perguntar:em quem votar, para só depois se fazer uma conta de chegada,com o que vai acontecer agora depois de tudo....Quem é o líder renovador, em esperança e fé?
- Mas que desabafo tão cru,Maine?
- Olha,Gabriel,eu estive lendo jornais antigos,estive colocando a memória em dia e realmente não me atrevo a acreditar nos políticos de hoje.Há muita vaidade nessas águas..
- Bem,não posso discordar de ti, até porque te acho lúcida para uma análise destas , mas qual é a solução?
- Pois aí é que está.Em 64 a gente pensava que tinha a solução.Lutamos pra isso,surgiu o horizonte...Aí,os que estavam escondidos (sim,porque é só nessa hora que os covardes aparecem) e tomaram conta.E com banca de herói!,Este “sapo”não me desse,Gabriel!
Eu te confesso,Maine, que me espanta a mocidade brasileira de hoje:quando houve aquela maravilhosa manifestação do caras-pintadas se imaginava o nascimento de lideranças Não,pelo contrário.Frustraram uma Nação se omitindo nesse momento quando o PT se revelou carunchado, vazio, uma ilusão, um fracasso irrecuperável.
Você acha que Lula não tem chance?
Para mim,nenhuma.Há outros nomes surgindo...pode ser.Mas eu te pergunto:como os eleitores vão se portar diante de tudo o que vimos e qual será a linguagem dos políticos,agora?Vão falar no quê?