Uma iniciação a vida política, a busca de direito e ao aprendizado de deveres, tudo começa no principio de nossas vidas.
Enquanto jovens estamos propícios as mudanças, aos choques de opiniões e interesses, talvez para algumas pessoas nós jovens somos considerados rebeldes, sem rumo definido e inconstantes.
Mas é também na juventude que formados certos valores que ao longo de nossa vida nos nortearão, um destes valores são nossas opiniões políticas.
Muitos de nós, acostumando desde sedo a escutar de pais, tios ou vizinhos que a vida política não é um caminho para pessoas de bem, mas estes esquecem que é na vida política que começamos a nos entender como parte de uma sociedade, formada pela diversidade de pensamentos e pelos sentimentos mais diversos do que se é possível descrever.
Por este motivo, utiliza-se a condução da democracia em nosso país como a maneira política mais justa e sensata na busca dos direitos e deveres de um cidadão.
É na juventude que começamos a sentir o peso das responsabilidades, que entendemos que o nosso "arroz e feijão de cada dia" depende das decisões políticas e que fazemos parte delas como através do voto.
Alguns acham nós jovens como um barril de pólvora, prestes a explodir quando contrariados, mas a juventude ao longo dos séculos mostrou ao mundo seu papel mobilizador nas lutas por melhorias e decisivo na busca de um mundo mais justo.
Política se faz nas Assembléias Estudantis, em nossa casa, nos nossos relacionamentos, em toda nossa vida, mas na juventude que se descobre o papel da política e nesta se melhora ou piora, edifica ou desaba toda uma busca pelo entendimento e pela uma sociedade mais justa para todos.