Não há dúvida que a Alemanha, no decorrente momento, concentra em si os olhos e os ouvidos da maioria da humanidade. Todos os credos e políticas, de arestas boleadas, submetem-se aprazivelmente ao fenómeno que concita o interesse de grandes e pequenos, ricos e pobres, crianças e velhos, e até mesmo, pelo canto do ôlho, daqueles que normalmente não tendem para as peripécias do futebol. Este efeito, que como nunca teve tamanho realce, sedimenta em definitivo o garantido futuro de uma modalidade desportiva, hodiernamente fabulosa indústria, que tem o condão de colocar em "pacífico-conflito" o peculiar orgulho pátrio de cada nação, gerando promissores auspícios para a global harmonia entre as mais diversas classes de indivíduos. Quanto a mim e em genérico apreço, o futebol não tardará a suplantar e a impor-se decisivamente às religiões e às ideologias políticas.
Amanhã, 23 de Junho, dar-se-à por concluída a fase que colocou frente a frente as 32 melhores selecções futebolísitcas do planeta. Delas, apenas metade continuará em frente. Existem já, pois, elementos suficientes para se produzir um atempado balancete à competição, o qual imediatamente adiante passo então a considerar.
GRUPO A
ALEMANHA = 9 - 8/2
EQUADOR = 6 - 5/3
Polónia = 3 - 2/4
Costa Rica = 0 - 3/9
A Alemanha, condigna anfitriã do evento, além do pleno logrado, apresenta-se com um ataque poderoso, onde se salienta Klose, o actual melhor goleador. O Equador surpreendeu agradavelmente, a Polónia não foi feliz e a Costa Rica desiludiu por completo.
GRUPO B
INGLATERRA = 7 - 5/2
SUÉCIA = 5 - 3/2
Paraguai = 3 - 2/2
Trinidad = 1 - 0/4
Os ingleses geriram circunstancialmente o apuramento e a liderança do grupo, enquanto a Suécia se impôs muitíssimo bem ao Paraguai. Trinidad-Tobago limitou-se assaz bem a não servir de bombo de festa.
GRUPO C
ARGENTINA = 7 - 8/1
HOLANDA = 7 - 3/1
Cª.do Marfim = 3 - 5/6
Sérvia = 0 - 2/10
Argentinos e holandeses apurraram-se naturalmente. A Costa do Marfim teve hipótese de vencer uma Sérvia perturbada pelo divisionismo político no seu território, algo que a reduziu a uma simples figuração.
GRUPO D
PORTUGAL = 9 - 5/1
MÉXICO = 4 - 4/3
Angola = 2 - 1/2
Irão = 1 - 2/6
À partida consabia-se que angolanos e iranianos não apresentavam grandes aspirações em face dos outros dois adversários. Todavia, Angola, com um comportamento interessantíssimo e uma excelente sustentação, só nos derradeiros minutos se lhe escapou a almejada chance. Portugal fez fácil e tranquilamente o pleno, e o México, falhando uma grande penalidade crucial, esteve em risco de ficar pelo caminho.
GRUPO E
ITÁLIA = 7 - 5/1
GANA = 6 - 4/3
R.Checa = 3 - 3/4
E.Unidos = 1 - 2/6
Os italianos, cuja consabida táctica, desde sempre, é operar quanto possível sobre e sob a vantagem mínima, tinham lugar assegurado para seguir avante. Entretanto, o Gana surpreendeu tanto como os checos decepcionaram. Os Estados Unidos, claro, em qualquer altura poderão apresentar-se com craques naturalizados...
GRUPO F
BRASIL = 9 - 7/1
AUSTRÁLIA = 4 - 5/5
Croácia = 2 - 2/3
Japão = 1 - 2/7
Não me apraz muito considerar o que é evidente. O Brasil joga como quer, quando quer e até, se quisesse, teria ainda tempo para mandar o Dida comprar uns gelados fora do estádio. A Austrália mereceu categoricamente saltar para o apuramento.
GRUPO G
SUÍÇA = 4 - 2/0
Coreia = 4 - 3/2
FRANÇA = 2 - 1/1
Togo = 0 - 1/4
Mais logo, estou convicto que a Suíça vencerá a Coreia e a França o Togo. Aos suíços, bastar-lhes-à o empate para se apurarem. Neste caso, os franceses terão de bater o Togo por pelo menos dois golos de diferença. Diz-se que em futebol tudo é possível. Pois é...
GRUPO H
ESPANHA = 6 - 7/1
UCRÂNIA = 3 - 4/4
Tunísia = 1 - 3/5
Arábia = 1 - 2/6
Também mais logo, se saberá ao certo se será a Ucrânia ou a Tunísia a acompanhar a Espanha nos oitavos. Os espanhóis vencerão concerteza os árabes. Aos ucranianos o empate serve-lhes e por isso me inclino para o seu apuramento.
Assim, sendo como antecedentemente prevejo e logo adiante prognostico, teremos a seguinte situação nos oitavos-de-final:
24 de Junho = Argentina - México = ARGENTINA
24 de Junho = Alemanha - Suécia = ALEMANHA
25 de Junho = Portugal - Holanda = ???
25 de Junho = Inglaterra -Equador = INGLATERRA
26 de Junho = Itália - Austrália = ITÁLIA
26 de Junho = Suíça - Ucrânia = ???
27 de Junho = Brasil - Gana = BRASIL
27 de Junho = Espanha - França = ???
Destes oito desfechos, apenas em três (???) não apostaria sequer um cêntimo. Nos outros cinco, se algo acontecer ao contrário, além de perder 100,00 euros por cada lapso, os habituais "especialistas" terão muitíssimo que comentar.
Note-se que apenas 4 equipas, incluindo a probabilidade espanhola, lograram o pleno: Alemanha, Portugal, Brasil e Espanha. Outra qualquer selecção que venha a ser campeã mundial, deixará no ar a óbvia dúvida da impecabilidade vitoriosa.
MUNDIALUSINA ACTUALIZADA
António Torre da Guia |