Estou ao computador e, outrossim, vejo, jogando nos quartos-de-final, o Alemanha-Argentina. Ao cabo de 30 minutos de bola ali e acolá, com os argentinos demonstrando muito melhor habilidade, ainda não surgiu a mínima iminência de golo. Noto que Lucho Gonzalez, actual jogador do F.C.Porto, está em jogo. Quiçá só por este pormenor, pendo para que a Argentina vença este prélio.
ALEMANHA
Lehman
Friedrich - Metzelder - Mertesacker - Lahm
Schneider - Frings - Ballack - Schweinsteiger
Podolski - Klose
ARGENTINA
Abbondanzieri
Coloccini- Ayala - Heinze - Sorin
Lucho - Macherano - Riquelme - Maxi
Tevez - Crespo.
Arbitra Lubos Michel, eslovaco.
Os 45 minutos do primeiro-tempo esgotaram-se sem que houvesse qualquer flagrante hipótese de se lograr o golo. Foram pois os jogadores para o descanso sem merecerem descanso algum.
Entretanto, se a mesma toada se mantiver, a vantagem argentina acabará por permanecer, mesmo que a partida avance até às famigeradas grandes penalidades. Ao cabo de 60 anos a ver e a jogar futebol, ainda não percebi o porquê da penalização mútua após o esforço que demonstra que ninguém merece ganhar ou perder. Porque será que me apetece cuspir em cima dos mentores da Lei?!...
... & 9829; & 9829; & 9829; ...
O segundo tempo recomeça e desde já o árbitro tende a amarelecer a Argentina. Querem ver que o gajo já aqueceu os bolsos durante o intervalo?
Minuto 48 - Os argentinos ganham um escanteio. Riquelme centra, enviando o esférico para o meio da área alemã, onde aparece Ayala, de cabeça, a fazer o primeiro golo do encontro. Começou agora deveras o jogo.
Minuto 60 - O senhor Lubos Michel - um dos maiores jogadores de futebol do século XXI - continua a despejar amarelo sobre a Argentina. O "baile dos honestos" está à vista, mas a emotiva cegueira colectiva não vislumbra e continua a optar por Barrabás. Diacho, para o que me dá! O que é que o futebol tem a ver com Cristo?
Minuto 70 - Os alemães batem forte nos adversários. O goleiro argentino, lesionado, foi substituído pelo seu suplente. De imediato, os alemães continuam primorosos sobre as canelas dos argentinos.
Minuto 80 - Golo da Alemanha... Pois, evidentemente. Klose logra mais um golo, que foi limpo, mas provem do antecedente embrulho que o senhor Lubos ajudou a fazer.
Minuto 87 - Um defesa alemão, perante a iminência do golo, rasteira dentro da área um argentino, o qual, ainda por cima, vê cartão amarelo. Se conseguir levar os alemães às meias-finais, quanto ganhará o Senhor Lubos? Lobos, em eslovaco, escreve-se com "u".
Acabou o tempo regulamentar. Seguem-se 30 minutos de prolongamento. O cenário está tendencialmente feito! Como irá a peça concluir-se? A vida é assim. Ser-se impecável, não chega. A impecabilidade hodierna tem de ter por dentro uma tenaz... Zás!...
As equipas, após 15 minutos, mudam no terreno. Os argentinos jogam agora da esquerda para a direita. Como irá jogar o senhor Lubos?
Daqui a 4 minutos, iniciar-se-à o cinema dos "chutos mortais". Se assim for, os argentinos eliminarão os alemães ou vice-versa.
Como diz Scolari, vamos lá então ao "mata-mata". Não houve ensejo para o senhor Lubos marcar golos. A Chanceler da Alemanha, uma simpática senhora, vai assistir à "carnificina". Felizmente, não precisa de colocar o polegar para baixo ou para cima...
Oh... Sequer me admiro, decepcionado: o Sistema ganhou!...
Moral hodierna: mesmo que se prejudique a estabilidade da família, só vai ao futebol quem quer e quem não tem dinheiro, não tem vícios. Porra, com dinheiro ou sem ele há tanta coisa que uns podem fazer e outros não...
António Torre da Guia |