Lula da Silva
Sindicalista
60 anos
O presidente brasileiro parece viver no epicentro do paradoxo. Para escapar à acusação de ser o responsável máximo pelo escândalo do "mensalão", viu demitir-se o seu braço-direito, José Dirceu, e impôs a demissão a vários ministros, resistindo à onda de contestação e voltando a resistir ainda à "mixórdia das sanguessugas": 72 parlamentares do PT e do PSMB são acusados da compra ilicita de ambulâncias, quiçá para acorrer e hospitalizar com urgência um país politicamente doente. As polémicas chamuscam-no, mas a sua popularidade apesar de tudo mantêm-no com nítida vantagem política sobre os adversários.
Geraldo Alckmin
Médico
54 anos
Comandou até ao passado mês de Março o Estado de São Paulo, onde ultimamente têm eclodido muito estranhas e graves rebeliões, atribuindo-se-lhe negligência governativa sobre o efeito. Está na política desde os 19 anos, altura em que foi eleito vereador de Pindamonhangaba. Em 1990 foi um dos fundadores do PSDB, tendo agora afastado e substituído José Serra na corrida presidencial. Quem o conhece, diz que é metótico, calculista e católico, devoto da Nossa Senhora da Aparecida. Nega ter qualquer relação com a Opus Dei. Juntando às ambulâncias, médico que é, talvez possa tratar a doença corrupta que vai minando o tecido social brasileiro.
Heloísa Helena
Enfermeira
43 anos
As actuais sondagens revelam que será a terceira candidatura mais votada. Inclui-se no pacote dos três candidatos revoltados contra Lula e representa o PSOL, partido que fundou em 2004 com mais dirigentes expulsos do PT. Casada duas vezes, sendo mãe de dois filhos, foi a primeira mulher a ser eleita senadora pelo Estado de Alagoas. Defende os "Sem Terra", propõe a suspensão do pagamento da dívida do Brasil, o combate ao latifúndio e almeja a reforma do sistema político. Às ambulâncias e ao médico, acresce pois a opção de uma experimentada enfermeira na doença politiqueira que afecta as principais instituições. Os brasileiros só não curarão o impasse se quiserem que a "mensalite" continue.
Cristovam Buarque
Professor
63 anos
Magoado porque Lula o demitiu de ministro da Educação pelo telefone, filiou-se no PDT e é no momento um dos mais incisivos críticos da política petista. Engenheiro mecânico e logo de seguida doutorado em Economia, implantou o programa "Bolsa-Escola" e tem adoptado a educação como a principal bandeira do seu projecto político. Defende a escola pública para todos a partir dos quatro anos de idade e uma "verdadeira revolução educativa". Dos candidatos é sem dúvida o mais intelectualmente habilitado. A seguir a uma doença grave, nada melhor do que uma eficaz prevenção.
Luciano Bivar
Advogado
62 anos
Além da advocacia exerce também o empresariado no ramo dos seguros. É um dos fundadores do PSL e tem feito política ligado ao dirigismo desportivo, fazendo mesmo parte do grupo parlamentar denominado "Bancada da Bola". Entre as suas propostas, conta-se a alteração da Lei do Passe de Futebolistas, a privatização do Instituto de Resseguros, criação do imposto único federal aplicado às movimentações financeiras, construção de mini-quartéis para as favelas, redução de senadores, vereadores e deputados. Com este candidato, não há dúvida: o camaleão vai nu e a mosca pode fugir a tempo.
José Maria Eymael
Empresário
71 anos
É natural de Porto Alegre e concita o apoio dos democratas-cristãos, de quem tem sido o pilar de sustentação, a ponto de, em 1993, ter liderado a luta contra a extinção do PDC através da fusão ao PDS. Dois anos depois criou o PSDC que actualmente apoia a sua candidatura. A par de Rui Costa Pimenta, de 49 anos, candidato pelo PCO, originou a ruptura com o PT. Prevê-se que seja dos candidatos menos votados. De facto está-se perante uma personalidade perturbada pela insónia e farta de dar voltas e mais voltas na cama da política. |