Nas discussões que envolvem os dois candidatos à Presidência, nos últimos dias, fora os escândalos que pipocaram durante os últimos tempos, os assuntos mais abordados são: educação e saúde.
No tema educação, sem dúdiva, o interesse gira em torno do apoio do PDT, pois Cristovam, enquanto durou a sua campanha, ressaltava sempre com muita ênfase o papel que deve ter a educação para que um povo possa sair da humilhante e vergonhosa posição de vassalo de suas próprias mazelas e atingir um lugar de destque no concerto das nações.
Mas, um assunto por demais preocupante, e que não vem sendo debatido, é a questão da reforma trabalhista.
Não é de hoje que as conquistas dos obreiros, que foram elevadas ao padrão constitucional, principalmente, o artigo 7º e seus incisos, vêm sendo torpedeadas, em nome de uma maior competitividade no mercado internacional, mas que, na realidade, esconde um propósito de transformar o nosso país num grande laboratório de produção a preços realmente atranentes, mas ao custo de reduzir os salários dos nossos trabalhadores, a ponto de deixa-los em situação de paridade com aqueles praticados na China ou em outro país asiático, para gáudio dos investidores e capitalistas mais afortunados, pouco importando que o povo passe fome ou se mate de trabalhar a troco de ninharias.
è fonte de grande preocupação pára os estudiosos esta propalada reforma trabalhista, que, agora nesta campanha, tem estado em banho maria , numa espécie de eclipse temporário, mas que precisa ser posta em discussão, pois há rumores de que o décimo terceiro salário entra na pauta da extinção e que volta à tona a discussão em torno da prevalência do negociado sobre o legislado.
São temas que causa grande polêmica, pois existe o temor de que tais reformas venham, exatamente, prejudicar os assalariados, que já foram e continuam sendo as vítimas maiores das políticas mais desencontradas.
É necessário que tais debates voltem às discussões para que se possa aferir a posição dos candidatos e para que o povo não seja engodado por mais uma manobra de tal envergadura.