Para ti,Gabriel,AXE,como convem ao meu caráter brasileiro.É dele que te quero falar:
Lendo uma revista alemã,encontrei um escrito de Gilberto Freire sobre este tema:caráter nacional.A análise é ,muito interessante e quem desejar conhecer todo o pensamento busque na Humboldt,de 1968. Está bem traçado o perfil,só fiquei com algumas seqüelas,como a que disse Aldous Huxley quando esteve no Brasil:ele falou que essa mania brasileira de achar que Deus é Brasileiro faz com que muitas pessoas desdenhem o esforço sistemático e a ação metódica da ciência e do planejamento,que é enfim o que condiciona ao bem-estar nacional”.E à época disse que considerava o Brasil “improvável”.É duro ler isto,apesar de Gilberto Freire contemporizar com a afirmativa que “os brasileiros vão desenvolvendo uma civilização que lhes é própria.E revelam já um estilo de comportamento que é,com suas contradições,a expressão do caráter nacional”
Meu Deus,Gabriel,será que o que quis dizer Gilberto Freire é isto que está aí? Por favor,então estamos no desastre mesmo.Mas todos os especialistas citados convergem para uma única saída:educação.Aliás,a fórmula que Brizola tanto defendeu.E foi tripudiado ,odiado talvez por repetir esta verdade ao coração dos responsáveis pelo futuro nacional.Agora mesmo,Elio Guaspary revela que “nos últimos 30 anos a taxa de alfabetização de adultos na Republica dos Camarões subiu de 30 por cento para 71..E a Líbia fez mais:indo de 36 para 80. E o que está o Governo Lula fazendo? Que futuro teremos,e qual será o perfil do caráter-nacional? Huxley terá razão?Somos improváveis?
Bem,são questão que deixo para ti,sempre tão atento à sociologia do humano
O caos da administração federal se revela na vida brasileira,na infelicidade dos brasileiros,sempre tentando saídas.O problema é o tal “jeitinho brasileiro” (não entendo até hoje,Gabriel,como uma frase,um jeito,dito e feito por uma pessoa tão especial como o jogador Gerson,tenha se tornado exemplo nacional)Mas....
A salada política continua inodora,sem tempero,com o MDB fazendo a mistura e nos dando como resultado um gosto que nem de longe se chama Ulisses Guimarães.
Fico na saudade,na dúvida,na tua resposta.Abraços.