Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63086 )
Cartas ( 21348)
Contos (13299)
Cordel (10354)
Crônicas (22575)
Discursos (3247)
Ensaios - (10631)
Erótico (13586)
Frases (51529)
Humor (20163)
Infantil (5580)
Infanto Juvenil (4924)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1386)
Poesias (141235)
Redação (3356)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2441)
Textos Jurídicos (1965)
Textos Religiosos/Sermões (6341)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SIGNIFICADO DO ANEL DE NOIVA -- 24/06/2007 - 19:43 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


SIGNIFICADO DO ANEL E DO VÉU DE NOIVA.



Transcrição e atualização de um texto em Língua portuguesa antiga, acompanhado de notas



João Ferreira

24 de junho de 2007





“O papa Evaristo* estabeleceu que os que houvessem de casar recebessem bênçãos do sacerdote na igreja publicamente. E o anel que dá o esposo à esposa e o que dá a esposa ao esposo significam que um ao outro se devem amar, ou por que seja sinal que as vontades e corações sejam ajuntados. E põe-se o anel no quarto dedo, que chamam medicus, porquanto dizem que nele é uma veia de sangue que vai até ao coração. Onde dizem que um sabedor, que chamavam Proteus, fez primeiramente um anel de ferro, em sinal de amor, e pôs nele uma pedra, que chamam adamante** e daí se estabeleceu dar anel em arras*** às esposas porque assim como o ferro doma todas as coisas e é mais forte, assim o amor vence todas as coisas e assim como o adamante é pedra que não se pode quebrantar, assim o amor ver[da]deiro não se pode partir. E despois**** por tempo foi estabelecido que em lugar destes anéis de ferro, fossem anéis de ouro e que tivessem pedras preciosas, porque assim como o ouro é melhor que os outros metais, assim o amor é melhor que os outros bens neste sacramento, e, assim, como ouro é mais formoso pelas pedras preciosas, assim o amor de casamento é mais fermoso com as outras verdades.

O véu que põem às esposadas em cima da cabeça é a dar a entender que devem ser sempre subjectas***** a seus maridos e, à semelhança de Rebeca******, que quando viu a Isaac, seu esposo, cobriu-se a cabeça. O véu mesmo que põem a ela em cima da cabeça põem a ele em cima dos ombros, a significar que o ajuntamento todo deve ser um e não se deve corromper a fé do casamento. A parte branca deste pano que assim lhes põem significa a limpeza da vida e a parte colorada significa a geração que deles há de descender.



(TExto extraído do "Sacramental" de Sanches de Vercial, edição de 1502, fls. 161)



NOTAS



*O papa Evaristo viveu no I século d.C. e teria sido o quinto papa na sucessão após a fundação da Igreja Católica.

** Adamante é a forma arcaica de diamante.

*** Penhor, garantia. Bens de dote que por contrato o noivo assegurava à futura esposa.

**** Forma arcaica e popular de “depois”.

***** Termo latinizado. Significa “sujeitas.”

****** Personagem do Antigo Testamento. Foi mulher de Isaac e mãe de Esaú e Jacó.



INFORMAÇÃO PARA O LEITOR



O texto não está sendo apresentado com a fonética e ortografia com que foi apresentado na edição de 1502. Nós o transcrevemos atualizando a ortografia para comodidade do leitor moderno.

O autor do “Sacramental” foi Clemente Sanches de Vercial, um clérigo leonês que viveu entre o século XIV e o século XV e que escreveu várias obras de pendor religioso e moralizante. A obra foi um dos livros mais lidos durante o século XV, tendo sido proibido pela Inquisição no século XVI e consequentemente queimado.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 2299 vezesFale com o autor