Usina de Letras
Usina de Letras
32 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63460 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22586)
Discursos (3250)
Ensaios - (10765)
Erótico (13601)
Frases (51964)
Humor (20212)
Infantil (5642)
Infanto Juvenil (4998)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141391)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6387)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Arte da Guerra para Professores -- 27/06/2007 - 08:00 (Maurício Apolinário) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Livro: A Arte da Guerra para Professores

Autor: Maurício Apolinário

Editora: Thesaurus Editora - Brasília, 2007

Sinopse:



O livro " A Arte da Guerra para Professores", de Maurício Apolinário, que foi escrito nos aeroportos e hotéis das capitais brasileiras, quando das visitas do autor às Secretarias de Educação, surge num momento em que a Educação no Brasil passa por sérios problemas, principalmente na Educação Básica. São muitos os desafios a serem enfrentados pelos professores.

Inspirado nos ensinamentos milenares de Sun Tzu e combinando estratégias da Administração com fundamentados gerais da pedagogia educacional, com uma linguagem simples, objetiva, direta e sem rodeios, o autor discorre criticamente desde os problemas da Educação no Brasil e a descontinuidade administrativa, passando pela realidade e problemática das salas de aula, como (in)disciplina, domínio de classe, comunicação e diálogo, tipos de turmas e perfis de alunos, os inimigos dos professores, defeitos perigosos para professores, fatores fundamentais para um professor, apresentando, à guisa de sugestões, direcionamentos e estratégias para os profissionais da Educação, sem pretensões de propor milagres e nem fórmulas mágicas. Um livro de leitura agradável, uma vez que o autor dá umas pinceladas de humor tanto no decorrer do texto quanto nas notas de rodapé, em suas conversas com o leitor, em suas críticas a administradores e também a professores.

Muito se tem a dizer sobre a vida, as lutas, as mazelas dos professores. O que o autor pretende, nesse livro um tanto polêmico, entretanto, é tão somente levar os seus colegas professores à reflexão e à busca pela melhoria da Educação no Brasil, sugerindo leituras, diálogos, buscas. Muitas reformas já foram feitas.

Para o autor, chegou a hora de uma revolução. E quem tem o poder de fazer tal revolução a não ser os nossos queridos e tão sofridos professores? Mas, para que isso aconteça, segundo ele, a cultura dos professores precisa mudar. E essa é uma das tarefas mais difíceis. E alguém tem que dar o pontapé inicial.

Sem sê-lo e sem pretensões de se tornar mais um livro de auto-ajuda, e indicado para professores iniciantes e veteranos, para estudantes de Pedagogia e de cursos de Licenciatura, "A Arte da Guerra para Professores" vem agitar o meio educacional brasileiro, principalmente nas escolas públicas.



O livro A Arte da Guerra para Professores já se encontra à venda nas livrarias da Rodoviária (Plano Piloto e Taguatinga, Livraria Cotidiano (102 Sul), Café com Letras (204 Sul), Nobel (Lago Sul), Banca Jornaleiros (Brasília Shopping), Livro.com (202 Norte).
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui