No trânsito podemos aprender coisas preciosas. Podemos ter insights a respeito do autoconhecimento e usar isto para o nosso crescimento e bem-estar.
No trânsito, assim como em outras situações da vida, as pessoas interagem numa dinâmica constante, onde o comportamento de cada um influencia e se torna estímulo para o outro.
Analisando nossa maneira de dirigir, reconhecendo comportamentos que não nos fazem bem, reconhecendo o estado emocional que nos influencia, podemos mudar, melhorar e viver com mais saúde e harmonia.
A violência que estamos vivendo no trânsito dói fundo nos nossos corações. Nele, o comportamento neurótico fica mais evidente, pois protegido pelo anonimato e pela força de seu veículo, o indivíduo acaba dando vazão ao seu lado negativo, extravasando no outro toda a tensão que carrega.
Vamos analisar o que estamos fazendo, para que possamos tomar atitudes que realmente resolvam os problemas e nos deixem mais felizes.
Quando compreendemos o que estamos fazendo, nós incorporamos esta compreensão, nós a colocamos dentro de nós mesmos e naturalmente passamos a repelir o que é tóxico e inadequado.
Vamos melhorar! Vamos preservar a vida! Ou mudamos ou acabamos com ela!
Acredito que podemos mudar para melhor, uma sociedade mais amorosa, mais justa e verdadeira, um trânsito menos ameaçador e mais civilizado. Nós somos o microcosmo.
O que escrevi foi a partir desta crença, da minha experiência pessoal, da minha percepção, dos registros que fiz em blocos de anotações ou em fitas gravadas, da minha memória, de um longo trabalho de pesquisa que incluiu a divulgação e análise de um questionário, e a posterior confirmação da hipótese levantada. Foram anos de muita observação e estudo, e a convicção de que eu poderia escrever um livro que realmente pudesse trazer uma luz para você.
É a minha contribuição como estudiosa da alma humana, como poetisa, como facilitadora de terapias corporais que visam a harmonia do ser, como motorista preocupada e como mãe.
________________________
Texto extraído de meu livro intitulado Do Trânsito para a Vida com lançamento previsto para o segundo semestre de 2000, dependendo ainda de patrocínio.
Do Trânsito para a Vida suscita uma forma alternativa de nos conscientizarmos, analisarmos, compreendermos, nos sensibilizarmos e mudarmos comportamentos destrutivos e recorrentes que podem ser percebidos observando a maneira de dirigir.
Estou buscando uma editora, empresários e autoridades que imbuídos de fé na idéia e sucesso do livro, possam me ajudar a lançá-lo o mais breve possível, contribuindo assim para a diminuição da violência no trânsito e na vida cotidiana.