Hoje é comemorado o Dia Internacional do Planeta Terra.
Mas infelizmente a mídia não deu a cobertura necessária para as devidas comemorações. Entretanto a Discovery TV, que bem poucos têm o privilégio em assistir, por ser um canal de assinatura, fez de sua grade de programação dedicada ao nosso Planeta, mostrando-nos as maravilhas da natureza.
Enquanto isso os canais de TV tradicionais continuaram focando os assassinatos e outros crimes que comovem e contaminam a sociedade. Que pena!
Mas um fato inesperado e muito pouco comum em nosso país fez mudar os noticiários e anunciar em edição extraordinária um terremoto que atingiu São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, às 21 horas de hoje. Esse tremor de média intensidade deu um grande susto na população de algumas cidades, principalmente São Vicente, Santos e São Paulo.
Felizmente o epicentro do terremoto aconteceu cerca de 200 quilômetros da costa santista e não causou maiores danos à população. Alguns prédios de construções mais antigas apresentaram rachaduras, um duto de água que abastece parte da cidade de São Paulo e outras cidades da periferia foi rompido, mas felizmente não houve vitima.
Todavia, se perguntarmos a população atingida e amedrontada o que representa o dia 22 de Abril, uns poucos vão falar sobre o aniversário da descoberta do Brasil e pouquíssimos vão lembrar que é o Dia Internacional do Planeta Terra.
Com o passar do tempo, a população lembrará apenas do susto que tiveram com o abalo sísmico, mas não lembrarão dos cuidados que precisamos ter com o nosso planeta. A natureza continuará sendo destruída e os problemas climáticos continuarão acontecendo, causando vitimas e destruindo cidades.
O recado mandado pela Terra para todos nós será apenas mais um episódio estatístico relatado pelos especialistas e guardado nos arquivos pouco lidos dos Jornais de nosso país.
Acreditando ser um acidente sísmico pontual, esperamos que esse fato isolado não se torne comum e que o Brasil continue livre dos grandes terremotos que matam e destroem grandes cidades mundo afora.
Espero, no entanto, que esse acontecimento sirva como “alerta” para que o governo e a população acorde para os graves problemas do desmatamento, destruição de nossas nascentes e a emissão de gases que contaminam a nossa grande casa; o Planeta Terra!