Usina de Letras
Usina de Letras
35 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63682 )
Cartas ( 21372)
Contos (13316)
Cordel (10369)
Crônicas (22593)
Discursos (3253)
Ensaios - (10818)
Erótico (13604)
Frases (52134)
Humor (20224)
Infantil (5676)
Infanto Juvenil (5036)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1388)
Poesias (141132)
Redação (3384)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2446)
Textos Jurídicos (1980)
Textos Religiosos/Sermões (6422)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O despertar para a leitura -- 01/08/2008 - 15:15 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O despertar para a leitura





De repente, lembrei-me de um texto – na verdade, só um pedacinho – que li nos tempos da escola. Estava lá no livro de Português, lemos em classe,respondemos às perguntas de compreensão, aprendemos o vocabulário... Não sei quem era o autor, sei é que não despertou muito interesse, nem em mim, nem nos colegas. Apenas a professora parecia admirá-lo. Era sobre o guarda-noturno, figura a quem os bem jovens ainda não prestavam a menor atenção.



Em geral os temas não eram apropriados à idade dos alunos, nem se falava muito no autor. Queriam que entrássemos em contato com textos bem escritos. Compreendo, mas não dou razão. Se o assunto estiver de acordo com a cabecinha da molecada, é bem melhor. Pode tocar-lhes a mente, como se uma varinha de condão ali acendesse uma luzinha.



Despertar neles o gosto pela leitura é, de início, o mais importante de tudo.







Beatriz Cruz

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui