Guiânia Francesa, possessão ultramarina da França na América do Sul, 91.000 Km²; clima equatorial, uma região de considerável importância para a França e para o Mundo.
Limita-se ao norte com o Oceano Atlântico, Sul e Leste com o Brasil, a oeste com o Suriname.
Litoral pantanoso, colinas baixas, algumas escarpas, uma região típica da Amazônia, onde a principal riqueza são a vegetação amazônica, a fauna típica: tartarugas gigantes, talvez as maiores do planeta, jacarés,aves de rara beleza e outros.
As atividades econômicas seguem a tradição da região amazônica: silvicultura, pesca, extração de ouro e turismo.
Mas com forte supervisão da França, esta região está um pouco mais a salvo das investidas do homem na degradação do meio ambiente.
A França investe alto em projetos locais de pesquisa voltados para a fauna, flora e outros. Alguns em parceria com o Brasil.
"Premissa Maior: A Amazônia representa 59% do território brasileiro, habitada por penas 12,32% da população brasileira. Não Há Povo.
Premissa menor: A presença da União na região, inclusive das Forças Armadas, representa apenas 4,51% da população brasileira. Não há governo.
Conclusão: O Brasil em 508 anos de história jamais teve interesse na região, sendo Considerado um terreno baldio sem nenhuma importância
Ricardo Bergamini, prof. De Economia (Florianópolis Santa Catarina)”
Mas há muitas vozes discordantes deste discurso, há muitos projetos em
andamento para preservar a maior floresta do mundo, a maior concentração de
água doce do Planeta. Bens incalculáveis que merecem ser preservados e afastados das ameaças de destruição, venham de onde vierem.
O Brasil vem se destacando na América do Sul em muitas frentes. Esta é mais uma bandeira que esta nação vem levantando. Proteger a Floresta Amazônia é uma das prioridades destas frentes.