Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63224 )
Cartas ( 21349)
Contos (13301)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3248)
Ensaios - (10677)
Erótico (13592)
Frases (51740)
Humor (20177)
Infantil (5602)
Infanto Juvenil (4944)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141306)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6355)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Precatar-se contra a Malandança -- 07/06/2000 - 12:25 (Luiz Torres da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
P R E C A T A R – S E C O N T R A A M A L A N D A N Ç A ! ! !



O “Aviso aos Navegantes”, do Correio Braziliense do dia (27), vale ser recortado e guardado como uma análise inconteste da realidade social e econômica que o atual governo está praticando e o que devemos esperar nos mais próximos anos.

Diz o artigo que “o governo” FHC está no perigoso rumo da implosão moral, social e até de secessão. Esse caminho, coincidentemente, definiu-se ao se aprovarem as reeleições, “sabem todos a que preço”. Comenta que esse mesmo governo, para dar impressão de eficiência e estabilidade, não agiu no sentido de minimizar aflições internas.

Em seu conteúdo evidencia o descalabro das privatizações - piorando os serviços e somente favorecendo os ”financiados” compradores. A dívida pública de US$ 68 bilhões chegou aos 520 bilhões, não em Reais, embutindo-se nesse endividamento a inflação falsamente controlada, segundo afirmam economistas como Celso Furtado e Lauro Campos.

Diz ainda que esse descalabro macula a imagem do governo, comprometendo o futuro de país, mas que o “Brasil prefere render-se ao FMI, ao Banco Mundial e à Reserva Federal dos Estados Unidos, aumentando suas legiões de desesperados”. Acrescentamos nós: não será essa uma política preparatória em favor de algum mega-investidor com sólidas raízes aqui?

Segundo revela ... e não cabe dúvidas, a política dos juros altos (19%) para atrair investidores externos só pode resultar no círculo vicioso da inibição da produção, impedindo o crescimento e atolar-se em dívidas que só agradam especuladores internacionais, à custa de um auto empobrecimento. Sobre o desemprego a nota é sarcástica: “Dizer aos brasileiros que se reciclem profissionalmente (o que exige gastos pessoais), para ter chance de conseguir trabalho? Estranha proposta. O desempregado não tem como bancá-la e sabe que o desemprego não poupa nem os portadores de diplomas universitários !” E acrescenta: ”Esse quadro infernal propaga a violência. Fazem-se conluios entre bandidos e autoridades. Sucedem-se os assaltos aos cofres públicos e a cidadãos indefesos em suas casas ou nas ruas”.

Conseqüência disso é a agressividade regional que se está alastrando:” Paulista dizendo que policiais cariocas mantém promíscuas relações com o narcotráfico e que se gritar Pega Ladrão todo o mundo corre”! Certa revista carioca acha que o Centro Sul e o Sudeste seriam ricos sem os nordestinos; outros, que o Brasiliense é o parasita do Brasil; que o Baiano é preguiçoso e que o Paulistério é uma praga destrutiva ! ! !

Conclui a nota acentuando que “a má fé, o preconceito, a demagogia, a cegueira, a ignorância, a incompetência e a burrice desagregam e açulam o separatismo...mas, desiludidos, embora frágeis, eles podem liberar o potencial do vulcão que têm, juntos, e jogar para o alto quantos sobre ele navegam sua insensibilidade e/ou irresponsabilidade”!

O que ainda se poderia acrescentar ? Prevenir sobre risco da MALANADANÇA? (mar/oo}



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui