Oi, gente! Tudo na paz? Há tempos as pessoas tinham uma idéia de que o jovem devido a sua pouca idade e experiência de vida, não poderia assumir cargos de responsabilidades releventes nas organizações religiosas. Eles eram membros passivos da igreja. Assumir cargos de direção ou pregarem nos púlpitos, nem pensar! Colocavam logo o chavão de que a juventude é a igreja do futuro. Enfim, a mocidade não tinha voz própria.
Os cultos que outrora eram voltados apenas para satisfazer aos interesses dos adultos ou idosos, agora, estão mais dinâmicos e com louvores mais diversificados. Antes, querer alguma programação social ou informal, não era visto com bons olhos pelos adultos. Hoje, já existe uma preocupação dos líderes eclesiásticos em atrair os jovens para Cristo, em priorizar as atividades da igreja não apenas no lado espiritual, mas, também no social.
Sem dúvida já era hora disso tudo mudar! Dandino (é assim que me refiro a Satanás) está oferecendo cada vez mais alternativas, caminhos para apreender os jovem aos prazeres deste mundo. Mas, graças a Deus a situação está mudando! Percebo que os líderes já estão se conscientizando da importância de ocupar as mentes dos jovens com alguma atividade. Está havendo uma grande mobilização, talvez, até mesmo inconsciente dos líderes, podemos citar como exemplos: a revista Momentos, especializada em assuntos de interesse para essa faixa etária; o recém lançando jornal Atitude, com uma linha editorial voltada à juventude; Os Jovens com um Programa, produzido pela Igreja Presbiteriana 12 de Agosto; Olimpíadas esportivas; Encontrões de bandas e a grande participação da moçada na Marcha para Jesus.
A juventude está ganhando espaço nas atividades das igrejas, ou pelo menos nas que tenho notícias (e olhe que não são poucas). As alternativas estão começando a surgir, apesar de faltar muito para resgatarmos essa mocidade toda que está por aí nas trevas e também estabilizarmos a inconstância espiritual. Proponho que haja uma união maior dos jovens de todas as igrejas, por que não? Quem sabe podemos formar a união da mocidade evangélica de Sergipe? As propostas ficam abertas para todos, aguardo as sugestões dos leitores. O momento é de reagirmos saindo dessa inércia em que muitas vezes estamos, para que possamos fazer a diferença. Um abraço!