Quando vou a uma livraria ou sebo fico perdida, pois não sei em qual seção poderei encontrar um mapa, uma ajuda, uma seta, uma indicação, qualquer coisa que me inspire a ... "não tenho a mínima idéia do que seja exatamente" , mas tenho uma "certeza interior" muito forte que me impulsiona a continuar a procurar e procurar.
Começo minha busca na seção de "AUTO-AJUDA", mas percebo a simplificação das obras para algo tão complexo como o autoconhecimento.
Depois, vou para a seção de FILOSOFIA: aí fico atordoada. Não sei se começo por Kant ou Hegel ou então um livro que mastigue os principais filósofos e pensadores. Já li vários, mas o ritmo de minha leitura e o ritmo da existência de cada obra não estão em sincronia. Não consigo acompanhar.
Então, naturalmente, vou para "RELIGIÃO", mas da mesma forma acabo desistindo, pois se não consigo entender minha própria existência como posso ousar ler algo sobre transcedência.
Horas já se passaram e eu continuo sem saber o que comprar. Resolvo ir para "PSICOLOGIA" e "PSICANÁLISE". Claro, afinal devo ter algum tipo de transtorno ou neurose, pois não deve ser normal isso.
Bem este é o início de uma jornada que iniciei há anos. Encontrei obras maravilhosas em todas as seções acima mencionadas e gostaria de compartilhar com meus leitores (meus semelhantes) sobre elas.
Por isso, este artigo é a primeira parte de uma série que irei publicar no decorrer deste ano.
Ler é uma dádiva !!! É o maior presente que posso me presentear no presente. Recebi tantos insights que considero, no mínimo, puro egocentrismo não compartilhar com todos aqueles que, como eu, estão se sentindo perdidos e buscando um sentido ao inexorável mundo da realidade.