Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63460 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22586)
Discursos (3250)
Ensaios - (10765)
Erótico (13601)
Frases (51964)
Humor (20212)
Infantil (5642)
Infanto Juvenil (4998)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141391)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6387)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Identidade Brasileira (?) -- 08/01/2002 - 23:08 (Taitson Alberto Leal dos Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Não se pode procurar o Brasil num mapa, ele está em todos os lugares, está em toda parte. “Onde quer que haja um brasileiro adulto, existe com ele o Brasil”, diz o sociólogo Roberto da Matta.

O Brasil precisa dos homens para se saber existente, mas será que o que fazemos o torna mesmo existente?

Conforme disse Drummond no poema “Hino Nacional”, importamos de tudo: educação, mulheres, música, mão-de-obra, para quê? Será que não somos capazes de “levar o Brasil nas costas?” Dessa maneira como poderemos nos intitular brasileiros? Será que não somos Norte-americanos ou Europeus?

Se analisarmos bem, não. Nós somos brasileiros sim. Temos nossa identidade, nossa cultura, mesmo que nossa verdadeira identidade seja uma “feijoada” de todas as outras identidades. O Brasil está “nas leis e nas nobres artes da política e da economia, das quais temos que falar sempre num idioma oficial e dobrando a língua; mas também na comida que comemos, na roupa que vestimos, na casa onde moramos e na mulher que amamos e adoramos”.

A identidade do Brasil está no povo, nas coisas que o povo é e faz. Está no calor humano, na amizade, no nosso carnaval (onde liberamos nosso desejos e fantasias), na nossa comida e na estética de nossas mulheres (cobiçadas em todo o mundo). O Brasil está no “jeitinho”, na mistura de raças, nas infinitas crenças e religiões, está no trabalhador que acorda cedo na segunda enquanto conta nos dedos os dias que faltam para a sexta.

São nessas associações que descobrimos o Brasil, que descobrimos o brasileiro. Sabemos que somos brasileiros porque “gostamos de feijoada e não de hambúrguer”, porque gostamos de futebol e não de beisebol, porque atravessamos um sinal fechado, estacionamos em local proibido e ainda assim pensamos estar corretos em nossa atitude. “A construção de uma identidade social, então, como a construção de uma sociedade, é feita de afirmativas e de negativas diante de certas questões”.

Para se saber quem é quem, é preciso saber do estilo de cada indivíduo, através de comparações e relações. É a sociedade que formula e nos dá certas características para sabermos o que somos, quem somos e porque somos.

Como disse Drummond: “Precisamos colonizar o Brasil!”. O Brasil existe sim, ele está em tudo e em todos, basta que nos apercebamos disso. E, quando “louvarmos” o Brasil, como ele realmente é, então sim nos sentiremos brasileiros. O que sempre fomos e há muito nos esquecemos. Talvez seja o caso de repensarmos nossa identidade.





Taitson A. L. dos Santos e Fugência diCarmina -(poeta e antropóloga, membro da OGUTUDEMO).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui