DEMAGOGIA
Padre João ModestiDiz lá o dicionário que DEMAGOGIA é “um conjunto de processos políticos hábeis, tendentes a captar e utilizar com objetivos menos lícitos a excitação e as paixões populares”.
Já vimos pela definição que o demagogo é uma pessoa desonesta, egoísta, e que quer subir ao poder por qualquer meio. Um dele é a emoção do povo, que ele provoca com atos teatrais ou palavras enganadoras e, neste caso, o povo já não mais raciocina. Torna-se uma MASSA.
No seu falar não olha se está ofendendo o adversário, caluniando-o e principalmente mentindo, pois do que prometeu, quando instalado no poder, ele não vai cumprir nada ou quase nada.
Quantas vezes ao se ouvir um demagogo falando, tem-se a impressão, principalmente nos ânimos mais simples, que com ele tudo será resolvido e que a instituição, a pátria, serão um pedaço do céu.
Se faz alguma coisa, ao conseguir o poder, o fará somente em seu benefício ou para seus apaniguados. O povo que se dane.
Repetirá, sem o saber, a frase do demagogo romano: Odi profanun vulgus et arceo (tenho raiva do populacho e do desprezo).
É o seu grande agradecimento para aqueles que o colocaram nas alturas. O demagogo para subir não mede as consequências. Tudo troca pelo poder: família, honra, amizade, etc.
Infelizmente essa praga daninha floresce quando há ignorância. Tivéssemos mais professores responsáveis e mais bem remunerados, haveria mais facilidade para se acabar com essa grande desgraça da pátria.
Mas infelizmente não será em breve tempo que alcançaremos esse desideratum. O demagogo não se contenta em se apresentar com a melhor pessoa para ocupar tal cargo, mas o que mais o degrada, ataca seus rivais, rebaixando-os, quando não caluniando-os, podendo assim desgraçar para sempre a fama e a reputação dos seus adversários.
Se um dia, é mera utopia, não existissem mais demagogo, a instituição, a pátria, tudo florescia e seria um lugar e um meio onde o homem encontraria um pouco de felicidade.
Mas creio que este dia nunca chegará.
Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.
________________________________________
“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”LUIZ ROBERTO TURATTI.