DOLO E FRAUDE
Padre João ModestiInfelizmente em todos os campos da atividade florescem esses dois espinhos. Com o DOLO uma pessoa conscientemente mantém ou procura manter o próximo em erro. Ao passo que com a FRAUDE abusa-se da confiança com a má fé. Percebemos que esses dois defeitos que mancham a dignidade humana é uma palavra bem pouco entendida no seu sentido verdadeiro. Para a maioria o significado de dignidade humana é manter-se limpo de qualquer defeito perante os outros, embora dentro de si esteja repleto das piores falcatruas. Isso em todos os campos: religioso, artístico, industrial, comercial, etc.
Quantas vezes há pessoas que sabem que estão no erro ou o que vai aconselhar ou mandar fazer é coisa errada, podendo trazer sérias conseqüências; mas se ele tira disso alguma vantagem, máxime pecuniária, a ele pouco se dá das conseqüências. Basta que o seu EU esteja sendo aplaudido. Outras vezes, pessoas que confiaram cegamente em outras, de repente se vêem atraiçoada na sua confiança. O fraudulento jurava por todo o que é de mais sagrado que nunca haveria de abusar da confiança; mas no momento em que lhe aparecem certas vantagens, adeus juramento de fidelidade, adeus ruína do próximo que lhe deu confiança. A história está cheia dessas falcatruas. É mais uma aberração humana a posse desses dois espinhos, o dolo e a fraude. Ele esquece que somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai celeste. Não gostaria que lhe fizessem o que ele está fazendo agindo dolosa e fraudulentamente, mas se julga superior a todos. Ele pode, os outros não podem.
Esquece da palavra do Mestre divino: “Com a medida com que medires teu irmão, serás medido”.
O italiano diz que “la farina del diavolo va in crusca”, quer dizer “o que é mal adquirido, um dia desaparece”. Isso também constatamos com muita frequência.
Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.
________________________________________
“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”LUIZ ROBERTO TURATTI.