DROGAS
Padre João ModestiDrogas, tóxicos, narcóticos são termos usados indiferentemente para indicar certas substâncias que produzem alterações quer no corpo quer na psique. Costumam gerar uma euforia e também um estado de necessidade.
Mais se toma, mais necessidade se sente de tomar. Como conseqüência temos a ruína do sistema nervoso, alteração nos órgãos dos sentidos, arritmia cardíaca, disfunção do aparelho digestivo, a inteligência se ofusca, a vontade se enfraquece e senso moral desaparece. Segue-se menor rendimento no trabalho, e aos poucos a incapacidade total de atender a uma séria ocupação.
Nos dia de hoje todos os meios de comunicação falam dessas conseqüências. Os governos fazem leis para coibir os traficantes; abrem-se clínicas especializadas para esses infelizes viciados. Mas temos também aqui uma das aberrações humanas. O jovem sabe de tudo isso; vê seus companheiros caírem na situação de viciado com todas as conseqüências, mas assim mesmo quer tomar a droga. Para muitos é uma glória. E é uma vida que vai se arruinando, uma existência inútil e dispendiosa.
E o pior é que ao conversar com um desses drogados, escutam-se as mais disparatadas desculpas: invenção de médicos quanto às conseqüências; para ele, forte não faz mal; ele tem força para deixar na hora que quiser; para passar o tempo, para experimentar, para não se mostrar inferior aos colegas, etc.
E esquece que a vida que lhe foi dada pelo Criador, para que ajudasse a humanidade ser melhor e mais bela, deixa de cumprir a sua missão. Estraga o mundo, arruína uma família e desonra sua pátria.
Triste quando há pais que com falso amor paterno, não corrige de início o viciado, antes pelo contrário muitas vezes o favorece, fornecendo-lhe a droga.
São pais porque são dotados de órgãos de reprodução, mas não tem o sentimento de paternidade que os levaria a procurar a verdadeira felicidade do filho, mesmo que esse, não compreendendo, quisesse encaminhar-se para o caminho do falso prazer.
Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.
________________________________________
“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”LUIZ ROBERTO TURATTI.